Posseiros invadem Fazenda de Silval Barbosa e José Riva em Colniza
Mesmo após o Ministério Público Estadual, ter avisado o governo do estado de um possível conflito na região de Colniza, MT, nada foi feito e com isso, nesta segunda-feira (29) um grupo de aproximadamente 200 pessoas ocupou a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali), de 46 mil alqueires pertencentes ao ex-governador Silval Barbosa e ao ex-deputado estadual José Riva.
Essa Fazenda Bauru estava em negociação ao preço de R$ 18,6 milhões por conta de devolução que Silval deve fazer como parte da sua delação premiada, mesmo assim foi invadida.
Segundo o Ministério Público Estadual, o clima no local é de tensão já que 30 seguranças privados estão se deslocando para a fazenda. Diante da situação, o MP comunicou novamente as autoridades competentes reiterando providências, para tentar ainda evitar um conflito entre posseiros e seguranças que pode resultar em mortes.
“Não há dúvida de que a ausência de intervenção imediata do Estado pode ocasionar a morte de dezenas de pessoas”, afirmou o promotor de Justiça de Colniza em ofício encaminhado ao governador do Estado, com cópia integral da Notícia de Fato, solicitando adoção de providências para impedir o conflito armado.
De acordo com o MPE, a Fazenda Agropecuária Bauru (Magali) vem sofrendo invasões desde o ano 2000 e que, após a reintegração de posse ocorrida em 2017, as ameaças se intensificaram até culminar com a invasão do grupo que tomou as terras à força. No dia 6 de setembro deste ano um ofício foi enviado ao governo do Estado informando a possibilidade de um conflito na região, por por disputa da fazenda.
Segundo relato do gerente da fazenda não houve até o momento confronto armado, eis que a segurança privada recuou para evitar o conflito, diante da sua inferioridade numérica. Mas, a informação é que nas próximas horas a segurança da fazenda será reforçada com a chegada de mais de 30 homens.