Sebrae entrega Plano Diretor e Plano Anual de Compras para Campo Verde
Após um trabalho de consultorias, audiências públicas e análise de gargalos e de potencial crescimento, a equipe do Sebrae/MT realizou, nesta quinta-feira (13), a entrega oficial da metodologia do Plano Diretor e do Plano Anual de Compras, elaborados para o município de Campo Verde (a 120 km de Cuiabá). O objetivo é assessorar a gestão municipal em setores estratégicos e na indicação de ações de melhoria para o desenvolvimento econômico do município, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
Divulgação Mato Grosso é o 10º estado com melhor índice de desenvolvimento econômico do país, segundo o estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E Campo Verde está entre os municípios de referência, tanto no crescimento do agronegócio como das pequenas empresas. De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, investimentos que estão sendo realizados pela iniciativa privada, nas áreas da indústria têxtil e de grãos, somam cerca de R$ 100 milhões.
“Outro diferencial é em relação à localização estratégica do município, muito próxima à Capital, considerando as dimensões do Estado. No cenário urbanístico, segundo dados de abertura de novos loteamentos, há um crescimento de mil lotes por ano e esse movimento nos levou a redefinir questões de zoneamento urbano com um olhar de futuro a partir desse novo Plano Diretor”, explica a secretária de Planejamento, Simoni Borges.
Construído de maneira colaborativa, com o envolvimento e participação da população de Campo Verde em audiências públicas e reuniões temáticas, o trabalho oportunizou a sociedade refletir junto na perspectiva coletiva.
“Esta é a terceira versão do Plano Diretor, que é atualizado a cada quatro anos, pautado na necessidade de acompanhar o ritmo de crescimento de nosso município. O plano anterior possuía muitas especificidades, que muitas vezes, são momentâneas. Atendiam as necessidades daquele momento. Nessa versão, temos um plano mais diretivo e só conseguimos chegar nessa proposta com a ajuda da assessoria do Sebrae, que nos trouxe a expertise na área para dialogar com a sociedade e chegar ao entendimento de qual direção o município quer seguir. Afinal, muitas decisões que estão sendo tomadas hoje terão para o município daqui 20 anos”, disse a secretária Simoni.
De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, a ideia é implantar mudanças que deixem o Plano Diretor mais funcional e flexível. “Não podemos fazer algo engessado. É preciso equilíbrio”, disse o prefeito. O novo Plano Diretor será encaminhado para análise e aprovação da Câmara de Vereadores.
A analista do Sebrae/MT, Érika Cunha, destacou também a elaboração do Plano Anual de Compras, que reunirá informações de compras previstas para o ano em todas as secretarias, levantando todas as demandas municipais e planejando as compras para o ano, o que deverá contribuir para processos de aquisições mais eficientes.
“A expectativa é gerar novas oportunidades para as empresas, uma vez que, conhecendo o que a prefeitura irá comprar ao longo do ano, os fornecedores poderão se organizar para conseguir atendê-la”, explicou a analista.
Programa Cidade Empreendedora
Desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso, o Programa Cidade Empreendedora é voltado às prefeituras municipais, disponibilizando soluções para a gestão pública, o fomento ao empreendedorismo e melhores ambientes de negócios. Em Mato Grosso, o programa está implementado em 08 prefeituras e a meta é envolver 20 municípios em 2019. Em Campo Verde, está em andamento o modelo “Ultimate”, que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora e ações de sustentabilidade.
O Sebrae também atende prefeitos e secretários de desenvolvimento econômico, planejamento, administração, meio ambiente e agricultura com capacitações voltadas para a melhoria da gestão nas prefeituras. Após participar desses treinamentos, os gestores aprendem a mapear oportunidades e necessidades dos municípios e a atuar na construção da cidade que os munícipes almejam. De 27 a 29 de novembro, 25 agentes de desenvolvimento e 25 prefeitos e secretários de municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estiveram reunidos durante o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento e o Curso de Liderança Exponencial do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae.
Capacitações sobre desenvolvimento territorial, liderança, finanças públicas, captação de recursos e simplificação de processos norteiam as atitudes e decisões dos gestores. Com isso, forma-se um ciclo virtuoso na economia dos municípios, onde as decisões dos gestores públicos refletem na atração de investimentos, ampliação e sustentação dos pequenos negócios, com consequência positiva na geração de empregos, renda e arrecadação de tributos.
O Sebrae atua em todo o território nacional e há mais de 40 anos, promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo. Signatário do Pacto Global da ONU, o Sebrae trabalha comprometido com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em busca de transformações efetivas, no campo da gestão pública, alicerçados na ética, no compliance, no combate à corrupção e na sustentabilidade dos pequenos negócios.