Mendes tenta renegociar dívida dolarizada no Banco Mundial
Já preocupado com os problemas financeiros que irá herdar como novo governador, Mauro Mendes do DEM esteve reunido com representantes do Banco Mundial para tentar renegociar a dívida dolarizada junto ao bank of América. A previsão da nova gestão é que a dívida seja comprada pelo banco internacional antes de setembro de 2019.
O secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo que é o atual comandante da pasta e vai ficar na gestão de Mauro."A sinalização é que nós vamos conseguir renegociar, não na parcela de março, porque tem que ser aprovado pela Secretaria e Procuradoria do Tesouro Nacional, e o Senado, então não dará tempo. Mas o nosso trabalho e esforço é que na parcela de setembro de 2019, a gente já consiga estar com essa dívida renegociada com o Banco Mundial, que a gente já deixe de pagar o Bank of America, e paguemos o banco Mundial em condições melhores”, espera ele.
O estado tem uma dívida de cerca de US$ 360 milhões. A proposta do Banco Mundial é comprar esse débito e estender o prazo de pagamento por 30 anos, estabelecendo parcelar mensais a uma taxa de 1,5% ao ano.
O negócio com o Bank of America foi firmado ainda na gestão do ex-governador Silval Barbosa.