HBSH ganha mais um aparelho de Fototerapia do Projeto Social da CDL Cuiabá

Quem tem filhos ou visitou bebês em maternidades já deve ter estranhado a cor amarela­da da pele, das mucosas e do branco dos olhos de alguns recém-nascidos. Esse problema é conhecido como icterícia ou hiperbilirrubinemia neonatal, e costuma aparecer ao redor do segundo ou terceiro dia de vida. O problema está relacionado à falta de maturidade do fígado, incapaz de metabolizar a bilirrubina, um pigmento normal, de cor amarelada, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. A principal terapia em uso para icterícia, que não costuma ter maiores consequências se for adequadamente tratada, é a fototerapia (ou banhos de luz), com a exposição do recém-nascido a uma fonte luminosa equipada com lâmpadas fluorescentes, incandescentes halógenas ou LEDs azuis.

Para ajudar nesse tratamento nos bebês que nascem no Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), através do programa CDL Social, fez a doação de mais um aparelho de Fototerapia. A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (16.01).

Para o presidente do hospital, Dr. Marcelo Sandrin, o novo equipamento chegou em boa hora. “Esse apoio da CDL Social traz aos nossos profissionais e à população, grande benefício no atendimento. Com certeza, essa ação nos dará um apoio maior para garantirmos qualidade dos serviços prestados", disse Sandrin agradecendo a toda equipe do programa.

Em 2017, a CDL Social fez a doação de um outro aparelho de fototerapia que desde então vem beneficiando cerca de 750 a 800 bebês que nascem por mês na unidade hospitalar.

O pediatra do HBSH, Dr. Eduardo Sandrin, contou que esse problema é relativamente comum, atingindo de 50% a 60% dos neonatos no mundo, mas deve ser acompanhado pelo pediatra e tratada quando necessário.

“Esse aparelho é extremamente importante e necessário para nossa pediatria. Estamos muito felizes com a doação”, finalizou o médico. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS