Empresa de Juara aposta em capacitação de colaboradores com vistas ao crescimento
Criar o tão almejado “celeiro de talentos” ainda é um desafio para muitas empresas. Nesta missão, as empresas passaram a adotar em suas estratégias a constante atualização e qualificação de equipes. Muito além de atrair profissionais, elas capacitam cada vez mais seus colaboradores e investem em T&D [Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas], bem como em cursos e consultorias para a área de gestão e liderança.
Dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento [ABTD] apontam que empresas brasileiras destinam um valor correspondente a 10% da folha de pagamento como investimento anual em T&D e que a carga horária destinada para a capacitação de seus profissionais cresceu – ampliando de 16,6 horas por colaborador em 2015 para uma média de 21 horas em 2017. Os dados destacam ainda que cerca de 51% dos investimentos em T&D teve como foco as lideranças.
Em Mato Grosso, a Jumasa é um exemplo de como que investir numa gestão eficaz de pessoas é um dos pilares para regular o rendimento de uma empresa tendo em vista a perenidade dos negócios. Desde de 1991 no mercado, a empresa – pioneira no ramo de vendas de máquinas agrícolas em Juara – segue em trajetória ascendente. Tornou-se concessionária Massey Ferguson em 2005 e, a partir daí, deu um salto tanto econômico quanto em seu quadro de colaboradores.
“Com a venda de produtos de alto valor agregado, saímos de um faturamento anual de R$25 milhões para R$160 milhões. Se antes contávamos com aproximadamente 40 colaboradores, hoje temos um quadro de 128 – e já chegamos até 195. Logo, a empresa passou a se organizar melhor e ter mais atenção nas situações – principalmente, as que envolviam pessoas, área que estávamos com bastante problema”, explica o gerente administrativo-financeiro da Jumasa, Silvio Márcio Inoui.
EDUCAÇÃO PERMANENTE – Diante do crescimento desordenado, o gerente ressalta que a empresa enxergou a necessidade de contratar uma consultoria voltada para o setor de Recursos Humanos [RH]. “As coisas estavam escapando pelas mãos. Até que, há dois anos e meio, procuramos o Grupo Valure para uma avaliação, seguida por um trabalho de ‘mentoria’ para a estruturação/formação de um departamento de RH, em que capacitamos a pessoa que viria a ser nossa gerente, e por um programa de avaliação voltado para os gestores”.
Atenta ao mercado altamente competitivo, a Jumasa seguiu com a estratégia de renovação contínua de conhecimento. “Nosso diretor fez coaching e irá participar do programa de Formação Avançada de Líderes [FAL] da Valure, que eu e mais quatro cursamos. Queremos criar um celeiro de talentos dentro da nossa empresa. Nós estamos trabalhando fortemente nossa equipe com treinamentos. Até porque estamos numa região distante dos grandes centros, o que a torna pouco atrativa para muitos profissionais”, destaca.
GESTÃO EFICAZ – Além de melhoria no clima organizacional, Silvio cita outros pontos positivos. “Hoje, temos um departamento de RH com avaliação de pessoas por produtividade e subsídio para recrutar melhor. Temos um organograma de fácil de leitura, que permite que as pessoas vejam quais oportunidades têm e quais trilhas possuem para crescer aqui dentro. Afinal, temos que dar condições e estrutura para elas. Acreditamos que a organização só vai crescer se tiver pessoas comprometidas, que estão felizes em estar trabalhando aqui e dando o máximo de si”, pondera.
ATUALIZAÇÃO CONSTANTE – Em Mato Grosso, os profissionais podem contar com edições do programa FAL (Formação Avançada de Líderes) do Grupo Valure. Por meio de cinco módulos e sessões de coaching, o programa visa desenvolver líderes para alta performance – facilitando o processo retenção de talentos e o crescimento dos negócios. Mais informações pelo e-mail comercial@grupovalure.com.br ou pelo telefone (65) 3318-2600.