DNIT e Exército bloqueiam até sexta tráfego de carretas rumo ao Pará
Até sexta-feira(08) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte decidiu manter o bloqueio de carretas e caminhões carregados com grãos e demais produtos que saem do Nortão para o porto em Mirituba e Santarém por conta dos atoleiros nos trechos críticos da BR-163 no Pará.
No local, centenas de caminhoneiros estão parados, atolados e vai continuar chovendo no trecho compreendido entre Moraes Almeida e Novo Progresso.
“Os segmentos estão situados em região de aclives compreendidos entre as serras da Castanheira e da Santinha. Com a degradação, o trecho está intrafegável e necessita de bloqueio no local até a próxima sexta-feira para permitir a execução de medidas emergenciais para restabelecimento da via”, informa o DNIT.
O departamento constatou que o volume de caminhões tornou-se mais intenso na região neste ano, o trecho tem sido degradado pelas intensas chuvas, o que dificulta a manutenção da trafegabilidade dos caminhões que saem do Mato Grosso com destino aos portos de Miritituba/PA.
Os coordenadores estão fazendo reuniões diárias, às 19h, de avaliação e coordenação com as equipes do DNIT, Exército e Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é monitorar o avanço das obras e o atendimento às necessidades dos caminhoneiros parados na via.
Na região, o DNIT informa está fazendo a prestação de assistência em saúde com 2 ambulâncias, além de equipe médica. Refeições e água potável estão sendo disponibilizadas diariamente aos caminhoneiros de Mato Grosso e demais Estados que estão esperados esperando seguir viagem.