Seletivo da Prefeitura: Conselho contesta salários de técnicos de enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) encaminhou nesta quarta-feira (12) ao Pleno do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá ofício com carta de repúdio em relação à tabela salarial que está em discussão no âmbito do CMS para aplicação em seletivo da Secretaria Municipal de Saúde.
O Coren-MT reivindica que no mínimo seja feita equiparação entre o salário previsto para técnicos de enfermagem (R$ 1.568,63) e o dos demais profissionais de nível médio (R$ 1.607,69), para uma jornada de 40 horas semanais.
Segundo o Coren-MT, que é uma das entidades componentes do CMS, a prática fere o princípio da isonomia ao estabelecer hierarquia entre trabalhadores do mesmo nível. O Coren-MT alerta que a discussão sobre o seletivo desvalorizou o trabalhador da enfermagem, servidor da área-fim da instituição, ao situá-lo em posição inferior aos empregados nas áreas-meio.
"Tal preterição desconsidera a centralidade do trabalho e do trabalhador de enfermagem no processo de assistência à saúde e no cumprimento do dever desta organização em garantir o preceito constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado", diz o documento.