Profissionais de mídia estão presentes no trabalho da ALMT
Na última sexta-feira (21) foi comemorado o Dia do Profissional de Mídia em todo país. Esses profissionais estão presentes na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e atuam na Secretaria de Comunicação Social e em gabinetes parlamentares. São esses trabalhadores os responsáveis pelo planejamento e execução da comunicação institucional da AL. Eles produzem conteúdos publicitários, jornalísticos e comunicacionais para informar ao cidadão e aos servidores sobre os fatos que acontecem na Casa. Através dos canais de comunicação do Poder Legislativo e seus produtos, site e Comunicativo, publicidade, fotografia, TV, rádio, além das rede sociais, deixam todos informados.
As coberturas abrangem todas as atividades do Parlamento, como sessões plenárias (ordinárias, solenes, especiais e extraordinárias) além das comissões parlamentares de inquérito, audiências públicas, câmaras setoriais temáticas, frente parlamentares, comissões permanentes e outras. Nos gabinetes, os assessores de imprensa e outros profissionais de mídia também atuam nessa cobertura.
A secretária de Comunicação da Casa, Rosimeire Cezar Reis Felfili, destacou a qualidade dos serviços prestados pela equipe de profissionais que trabalham na comunicação: “Temos uma equipe coesa e centrada na criação de produtos que respondam às necessidades e expectativas da Casa, mas preocupada em atender também ao povo mato-grossense em seu direito à informação. Uma equipe que, seja no rádio, na redação com o site e o Comunicativo, na TV, na fotografia, na publicidade ou no apoio a esses setores trabalha com afinco para responder a uma busca de excelência no serviço público que é uma base da atual gestão. Nossos profissionais de mídia imprimem qualidade em tudo que fazem, por isso, neste dia do profissional de mídia, não poderíamos deixar de dizer da nossa satisfação por contar com grandes profissionais que possibilitam a que possamos ofertar produtos de qualidade ao servidor e à sociedade mato-grossense. Todos estão de parabéns e 'tamo junto'”, afirmou.
O setor de Publicidade, por exemplo, cuida das redes sociais, murais, anúncios e demanda dos setores e gabinete. Nesse setor, pode-se solicitar serviços de design gráfico, diagramação e produção audiovisual para matérias de divulgação e eventos institucionais. Há 7 profissionais que atuam no setor.
Equipe da publicidade já conquistou prêmio por trabalho realizado
Foto: MARCOS LOPES / ALMT
A redação da Secom é pautada pelas premissas da comunicação pública. É aquela que busca garantir transparência, participação e diálogo, acesso a informações de interesse público e o exercício da cidadania. Ela prioriza o interesse público acima de visões e conveniências individuais, políticas ou institucionais, assumindo a perspectiva cidadã nos processos de informação e interação. Os servidores são distribuídos em funções de editor, repórter e revisor. A produção de conteúdo é destinada ao Portal ALMT, Comunicativo (ferramenta da intranet) e a Revista Secom, que não tem uma periocidade definida.
O setor de fotografia é responsável por gerenciar e produzir fotos, quando são solicitados pelos departamentos e gabinetes na ALMT. Os profissionais realizam o trabalho nos ambientes interno e externo à instituição. Da mesma forma, a TV AL realiza a cobertura em vídeo das atividades parlamentares. Essas ações podem ser divulgadas nos produtos que integram a programação da emissora institucional (Jornal da Assembleia, Programa Entrevista, Entrevista da Hora, Entrevista Coletiva, AL Informa, além de documentários e outros).
A Rádio AL cuida da programação cultural, agenda de eventos e entrevista com artistas, além de compor o jornalismo, gerenciar os assuntos institucionais e entrevista com deputados. Os profissionais de rádio também ficam responsável pelo som dos auditórios e eventos internos.
O servidor Luiz Carlos Culca Nogueira, do Planejamento Estratégico, avaliou os trabalhos dessas equipes e falou que "os profissionais de imprensa fizeram todo o nosso planejamento de mídia e toda a produção de material de divuilgação dos programas, como, por exemplo, o programa 10S. São profissionais comprometidos", destacou