Emanuel implanta Hora Estendida em creches municipais

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro lançou nesta segunda-feira(10) o Programa Hora Estendida no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Oscar Amélito, situado no bairro Real Parque.

Essa era uma promessa de campanha dele para atender as mães que trabalham fora e que não conseguiam buscar seus filhos nas creches antes das 19h deixando a criança na companhia do vigilante.

"O Hora Estendida eu falei em toda campanha eleitoral. Eu estava em uma reunião como esta quando uma mãe trabalhadora me abordou e me pediu para que se eleito, eu implantasse um horário estendido, de forma a contemplar as mães e pais que não tinham compatibilidade de horário de saída dos seus trabalhos com o término das atividades nessas unidades educacionais. Ela relatou que por esta razão, eram taxadas como relapsos pelos atrasos, e em muitos casos seus filhos poderiam ser encaminhado ao Conselho Tutelar. Nessa reunião, comovido com o drama vivido por ela, e por outras tantas famílias cuiabanas, prometi a todas as mães e pais trabalhadores que as creches e CMEI funcionariam até às sete e meia da noite", relembrou o prefeito.

Nessa creche será implantado o projeto piloto. "Os pais foram muito importantes para realização desse projeto. Não foi somente uma. Fizemos várias reuniões buscando entender a necessidade da comunidade e chegamos a essa decisão de ser o primeiro a aderir essa proposta do prefeito", contou a diretora do CMEI, Ádila Terezinha Andrade, uma das principais colaboradoras da efetivação do Hora Estendida.

Com a Hora Estendida a criança pode ficar na creche até 1h30 a mais do que o horário habitual.


"Foi feita por adesão os profissionais que irão acompanhar essas crianças das 18 às 19h30. O profissional de educação se dispôs a chegar às 13h30 para que possa sair às 19h30. Então, não tem custo. Reorganizamos o cronograma, vai ter um quadro de horários com a formatação de como irá funcionar", explicou a secretária Adjunta Edilene Machado.

Além da reorganização administrativa, foram desenvolvidas as readequações dos aspectos pedagógicos de modo a propiciar à criança o maior aproveitamento educacional dentro da 1h30 a mais na unidade. Também foi levado em conta a alimentação que demandará o reordenamento do cardápio escolar sempre seguido pelas normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Comissão

O projeto piloto possui o prazo teste de 90 dias.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS