População do Jardim Glória II prestigia projeto 'Alegria na Praça'

 

Em clima de muita diversão, descontração e alegria, moradores do bairro Jardim Glória II e adjacências receberam na noite do último domingo (21), o Projeto Alegria na Praça. No palco, diversas atrações culturais, como apresentações de quadrilhas juninas das escolas municipais, além de aulas de aeróbica, pocket show da Banda Municipal de Várzea Grande, encantaram a plateia, formada por crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, residentes nas comunidades do Grande Glória.

O evento pioneiro no município é uma realização da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo é trazer a comunidade para as praças dos seus bairros, fazendo com que se torne um ambiente mais alegre, feliz, além de promover a troca de experiências entre as gerações.

Ao entardecer do domingo, a Praça Principal do Jardim Glória II foi tomada também pelos estudantes e seus familiares das Escolas Municipais de Educação Básica – EMEBs, Professor Paulo Freire, Benedita Curvo e Gonçalo Domingos de Campos.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, que esteve prestigiando a ação ao lado de secretários municipais disse que o evento tem como objetivo reunir as famílias e os amigos nos finais das tardes dos domingos com lazer ao ar livre, nas praças das comunidades. “Ao idealizarmos o projeto nosso propósito inicial era levar as famílias a ocuparem novamente espaços públicos. Deu tão certo que fizemos a programação para acontecer em três localidades da cidade, aproveitando as férias escolares das crianças e jovens. A resposta foi esta recepção calorosa, onde as famílias tiveram horas de lazer, com apresentações culturais. Este evento agrega valores. Nas escolas municipais acontecem inúmeros projetos, onde os alunos desenvolvem atividades lúdicas no melhoramento do aprendizado. O que vem dando certo. Então o que ocorre na escola, as comunidades estão podendo prestigiar seus filhos, quer seja por meio de peças teatrais, dança, e todas as formas de manifestações das artes. Uma ação importante também para os alunos, que estão tendo a oportunidade de se apresentarem em público e mostrar o resultado daquilo que aprendem nas escolas, de forma bem alegre e divertida, modificando a rotina familiar nos finais das tardes dos domingos”.

Conforme a Superintendente de Cultura, Maria Alice Barros, o projeto 'Alegria na Praça', nada mais é do que levar as crianças que estão de férias e seus familiares, para as praças com o objetivo de resgatar a nossa cultura.

“Nós queremos que com isso as praças se tornem mais atrativas para as famílias, e que elas venham desfrutar do espaço, além de oferecer uma qualidade de vida melhor para a comunidade várzea-grandense”, disse Alice.

A diversidade da programação atraiu os mais diversos públicos, desde o primeiro encontro festivo entre as famílias, que aconteceu no bairro Asa Bela, para os moradores do residencial Alice Gonçalves. O próximo encontro irá acontecer no próximo domingo (28), na praça do bairro Parque do Lago.

Para Heriberto Antônio Luis Espinoza, morador do bairro Jardim Imperial, o projeto vai incentivar as pessoas a comparecerem mais nas praças dos bairros, fazendo com que a praça se torne um ambiente mais alegre, movimentado, gerando assim uma segurança maior para os moradores que vivem nele.

“Essa iniciativa da nossa Prefeita agradou, e acredito que tinha que ter em todos os bairros de Várzea Grande, porque vai incentivar as mulheres e as crianças e homens a praticar uma atividade física pelo menos uma vez na semana, fazendo com que a saúde melhore”, comentou Espinoza.

Além da diversão, lazer, cultura e alegria, o Projeto também gerou renda para os comerciantes locais. A exemplo, a comerciante Jussara Alles Gomes participa pela primeira vez do projeto e ficou contente com o movimento que a praça estava tendo naquela noite. “Eu não sabia que ia ter esse evento hoje aqui, fiquei sabendo porque passei em frente a uma escola do bairro e tinha uma faixa informando que iria ocorrer, então vi nesse evento oportunidade de obter uma renda extra, vendendo água, refrigerante, sucos e salgados”, manifestou Jussara.

De acordo com Keila Lunard, manicure, e sua família, que acompanha pela primeira vez o projeto 'Alegria na Praça', o acontecimento é uma forma de reunir as famílias, os vizinhos. “Eu desci do ônibus aqui e observei que estava tendo alguma coisa na praça, então resolvi vir dar uma olhada, eu gostei e resolvi ficar para aproveitar”, disse Lunard.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS