Jayme Campos quer destinar 2% do Fundo Partidário para formação política dos jovens
Os recursos servirão para financiar projetos com a missão de aperfeiçoar a formação política dos jovens, aumentando a capacitação dos futuros quadros que exercerão papel de relevo na política, diz senador
Brasília – Em pronunciamento, nesta terça-feira (27.08), o senador Jayme Campos (DEM-MT) destacou a apresentação de projeto de lei de sua autoria que destina 2% do Fundo Partidário em favor de programas de promoção da participação e da formação política dos jovens nas agremiações partidárias. A proposta do senador também prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas diretamente a esses programas, passando pelo crivo da Executiva Nacional dos partidos.
“Um partido moderno precisa ter capacidade de entusiasmar os jovens, principalmente com o uso de redes sociais e com a promoção de cursos, oficinas e competições. Eu sou um entusiasta da participação da juventude na política. Dentro do meu partido, o Democratas, sempre apoiei e incentivei a entrada de quadros jovens no partido”, afirmou.
Para Jayme Campos, a política requer lideranças preparadas, qualificadas, com visão de futuro e espírito público elevado. “Os recursos servirão para financiar projetos com a missão de aperfeiçoar a formação política dos jovens, aumentando a capacitação dos futuros quadros que exercerão papel de relevo nos canais institucionalizados de representação da política brasileira”, destacou.
O senador, durante o discurso, lamentou o fato de o engajamento dos jovens na disputa de cargos eletivos ainda ser baixo. Nas eleições de 2018, por exemplo, apenas 5,4% dos candidatos em todo o país possuíam até 29 anos de idade. Outro dado preocupante, segundo o senador, é que o número de jovens filiados a partidos políticos, na faixa de 16 a 24 anos de idade, caiu 44% nos últimos oito anos, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Vemos com muita preocupação essa situação. Os jovens precisam ser motivados. A conscientização política precisa vir da escola, dos mestres, dos pais, mas também das legendas partidárias. Os partidos precisam ser atrativos e, ao mesmo tempo, abertos a novos integrantes. Devem funcionar como verdadeiras incubadoras de formação de lideranças públicas”, enfatizou.
Oportunidades – Segundo o senador, é fundamental não só engajar cidadãos comuns, mas também mulheres, empreendedores, líderes de comunidade, capaz de criar uma rede de mobilização dentro das legendas, incentivando a participação e o engajamento entre os filiados. “Acredito que a iniciativa legislativa que ora apresento, além de atualizar a Lei dos partidos políticos, vai gerar oportunidades para jovens que desejam participar de maneira mais ativa do processo político brasileiro”, destacou.
Jayme Campos acredita que a proposta será um marco importante para fortalecer as juventudes partidárias, favorecendo um ambiente virtuoso para que os cidadãos recuperem a confiança na política, nas instituições e no país. “Em vista do impacto positivo na formação de novos quadros para a política brasileira, contamos com o voto favorável de todos para a aprovação deste meu Projeto de Lei, que destina 2% do Fundo Partidário ao segmento jovem dos partidos. Prestigiar essa garotada é investir na cidadania, na democracia e no futuro do Brasil”, declarou.