Alcolumbre agenda votação do empréstimo de MT após reunião
Será lido hoje às 15 horas de Brasília e as 14 horas de Mato Grosso o pedido de empréstimo de U$S 250 milhões ou R$ 1 bilhão, autorizados pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN e que vai permitir a rolagem da divida externa do Tesouro do Estado e aliviar a pressão sobre as contas públicas.
O entendimento foi construído na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, (DEM/AP) em encontro do qual participou o senador Jayme Campos, o governador Mauro Mendes e Carlos Fávaro para acelerar a votação que deve acontecer até amanhã em definitivo para ser assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
“Não tem como não atender um pedido especial do senador Jayme Campos e de um governador como Mauro Mendes que tem se empenhado e se dedicado para tornar Mato Grosso viável novamente”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), que já acertou com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos - CAE, senador Omar Azis (PSD/AM) para acelerar na mesma a apreciação do pedido.
Mato Grosso corre contra o tempo para não ter que pagar a segunda parcela de U$S 36 milhões ou R$ 150 milhões deste ano, sendo que com o empréstimo, além de ser rolada a atual dívida formalizada em 2012, sem a trava, o que impediria aumentos sucessivos pela oscilação do dólar.
“Quero externar aqui meus agradecimentos não só ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre por nos receber, mas também ao senador Jayme Campos que tem insistentemente cobrado, assim como o coordenador da bancada de Mato Grosso, Neri Geller (PP/MT), pela aprovação de nossos pleitos que juntamente com outras medidas como a liberação do Fundo de Exportação – FEX e da Lei Kandir permitirá reequilibrar as contas do Estado”, disse o governador Mauro Mendes.
Estes recursos somados a outras medidas de contenção de despesas permitirão que o Estado feche o ano de 2019 com salários e o 13 quitados, além de assegurar uma folga nas finanças públicas para a retomada do crescimento e do desenvolvimento de Mato Grosso.
O senador Jayme Campos sinalizou que todo esforço é bem-vindo para ajudar Mato Grosso e sua população, pois chega a ser inadmissível um Estado rico com tantas dificuldades por causas de erros de gestores passados.
“Vamos em frente. Mato Grosso está sendo reconhecido pelo presidente Jair Bolsonaro, pelos presidente do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara, Rodrigo Maia, pelo ministro da Econômica, Paulo Guedes, entre outros ministros que tem demonstrado a importância de caminhar lado a lado em busca de soluções dos problemas e permitindo que o Estado se recupere, demonstre sua capacidade e possibilite que o mesmo seja o grande impulsionador do desenvolvimento e da geração de riqueza e rendas”, disse Jayme Campos que irá acompanhar paripassú toda a votação do pedido hoje e amanhã.