Deputados deixam votação da LDO para semana que vem
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 ficou para semana que vem. É que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), concedeu mais uma semana de prazo para que os parlamentares possam analisar a peça orçamentária, por conta do pedido do deputado estadual Ludio Cabral (PT), que, na sessão da última terça-feira (24), pediu voto em destaque no que se refere ao projeto de lei. “O Lúdio pediu destaque e como são muitas emendas vai ser uma sessão exclusiva e muito demorada. São mais de 100 emendas”, declarou o presidente.
Botelho não quer que a votação da LDO vire um suplício como foi da reforma que passou de 10 horas dos deputados em plenário que varou a madrugada.
O PLDO/2020 já tem um parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, que acatou 61 emendas e rejeitou outras 52. Ao total, foram 113 emendas apresentadas ao Projeto de Lei 580/2019. Os deputados Dr. João (MDB) e Silvio Fávero (PSL) foram os campeões em apresentação de emendas, cada um com 22 emendas apresentadas.
A LDO é a diretriz para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e previa, para 2020, uma receita total estimada em R$ 19,155 bilhões e uma despesa estimada em R$ 19,863 bilhões.