Geraldo Rufino também atrai multidão à Feira do Empreendedor
Cerca de três mil pessoas assistiram à palestra do empreendedor Geraldo Rufino, no segundo dia da Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, na noite de sexta-feira, 27/09. Elas lotaram os três auditórios e quem não conseguiu entrar viu e ouviu, nos vários telões espalhados pelos ambientes da Feira, o recado desse homem que nasceu na periferia de São Paulo e alcançou o sucesso. Começou catando latinha e hoje tem um faturamento de R$ 50 milhões ao ano com sua empresa JR Diesel, onde quebrou paradigmas e reinventou o negócio de desmanche de veículos criando um novo modelo de negócio, a reciclagem automotiva, aplicando organização e inovação. Sua empresa é avaliada em nove dígitos e gera cerca de 180 empregos diretos.
Numa conversa que ele chamava a toda hora de “papo reto”, sem slides, sem vídeos, sem um roteiro pré-estabelecido, Rufino foi contando passagens de sua vida recheada de altos e baixos e com muitas lições de empreendedorismo. A primeira delas é que empreender é um comportamento e é preciso empreender na vida, não só no trabalho ou nos negócios. “Não é preciso ter uma empresa para ser um empreendedor, empreender não exige CNPJ. O período que eu fui mais empreendedor foi com CNPJ dos outros”, contou, referindo-se ao período em que trabalhou no Play-Center, onde entrou como office-boy e chegou a diretor de operações.
Na palestra “Pense Positivo”, ele falou de superação, motivação, planejamento, estratégia, resultados, aprendizados de vida, de positividade, de valores, sobre a importância de conquistar, valorizar e conviver com o outro, aceitar o diferente, reconhecer o valor e a força das mulheres, ouvir os mais velhos e mais experientes.
A mãe, que era sua grande referência e exemplo, morreu quando ele tinha sete anos e meio. “Ela não sabia ler, nem escrever, mas era minha “coaching”, todas as manhãs ela rezava e agradecia pelo dia que teria e me ensinou isso e também a não julgar as outras pessoas e a entender que a grande obra de arte divina está ao nosso lado, são as pessoas. “Tudo que nós fazemos na vida depende de outro ser humano, portanto, não conquiste clientes, conquiste pessoas, olhe para um adulto, como se estivesse olhando para uma criança, seja verdadeiro, sorria”, disse, lembrando que é preciso bater metas de relacionamento, fazer networking, conquistar as pessoas e isso começa dentro de casa. “Precisamos ter a grandeza de conquistar os nossos diariamente”, disse, contando que acorda todos os dias, prepara o café e leva para sua mulher na cama. “Ela é minha primeira cliente”, disse arrancando gargalhadas da plateia.
Emendou falando do poder da mulher. “Elas mandam em tudo, têm mais capacidade, mais força, 200 sentidos e estão a quilômetros de distância à nossa frente. São elas que influenciam tudo”, constatou, acrescentando que os que não são casados, têm mãe.
Ele começou a empreender aos oito anos e longo da vida adulta quebrou seis vezes, mas nada disse o abalou, pelo contrário, ele acredita que todas as experiências, mesmo as mal sucedidas trazem algo extremamente positivo e enriquecedor. Fez treinamento em Harvard e releva que foi lá aprender o que já sabia que para vender é preciso sorrir, conquistar o outro que se torna cliente.
Comparando o Brasil aos Estados Unidos, lembrou que os americanos acreditam em si mesmos por isso são uma potência. “Nós brasileiros precisamos acreditar nos nossos valores, na base que recebemos, na união, na família, que somos um time e que precisamos cuidar dos nossos”.
Segundo ele, os tempos não são difíceis, são diferentes e precisamos exercer o empreendedorismo de dentro par fora. “Se você crescer como pessoa, empreender e ganhar dinheiro é um mero detalhe”.
A Feira do Empreendedor (de 26 a 28) reúne uma intensa programação com entrada gratuita. O evento é uma realização o Sebrae, em parceria com o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com apoio da Fiemt, Sesi e Senai.Programação completa no site www.feiradoempreendedormt.com.br. Mais informações: 0800 570 0800.