CRO investiga caso de falsa dentista atuando em VG
Nesta segunda-feira(17) fiscais do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) estiveram na Clínica em Várzea Grande, no bairro Cristo Rei apurando a denuncia de atuação de uma falsa dentista na Dente Sin.
Ela foi conduzida para a sede da Polícia Civil para que o caso seja investigado, visto que na clínica, estaria fazendo procedimentos relacionados à área de atuação dos cirurgiões-dentistas – como, por exemplo, a manutenção de aparelhos ortodônticos – sem a devida habilitação e inscrição no Conselho.
A falsa dentista admitiu que não possui graduação na área. O CRO constatou que o quadro de auxiliares – que não apresentam inscrição no Conselho. O responsável técnico pelo estabelecimento foi notificado para regularização.
Legislação – De acordo com a Lei nº 5.081/66, o exercício da Odontologia só poderá ser praticado por cirurgiões-dentistas habilitados, com diploma de graduação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Estado. O Código Penal, em seu artigo 282 pune o exercício ilegal da Odontologia sem habilitação ou diploma com uma pena de seis meses a 2 anos de prisão e cumulada à multa.
Denúncias - Vale destacar que as denúncias sobre a suspeita de atuação clandestina e demais irregularidades podem ser feitas pelo telefone 0800 723 2510 / (65) 3644-2002, por e-mail (fiscal@cromt.org.br) ou por meio do site do CRO-MT (http://www.cromt.org.br/denuncia), de forma anônima.