Turismo é um fator de desenvolvimento local muito forte, diz diretora do Sebrae Nacional
A experiência de viagem mudou e o turista, ou viajante, está cada vez maisconectado. Portanto, quem trabalha no setor turístico precisa estar atento a esse novocenário e tirar o maior proveito dele. A afirmação foi feita pela diretora técnica doSebrae Nacional, Heloisa Regina Guimarães de Menezes durante palestra magna deabertura da Feira Internacional do Turismo do Pantanal – FIT 2017, na noite de quinta-feira, 20/04, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Ao falar sobre as tendências de turismo para 2017, ela destacou o papel dos pequenosnegócios. Eles respondem por 93% dos agendamentos de viagens, 93% da alimentaçãofora do lar, 92% dos alojamentos, 88% do transporte, 87% dos atrativos naturais. “O
Sebrae atua no segmento de turismo há mais de 20 anos, desenvolve hoje 129projetos em 24 estados da Federação”, disse, lembrando que o turismo é um fator de desenvolvimento local muito forte.
A conectividade é, sem dúvida, a principal tendência do turismo atual. As viagens começam muito antes de acontecerem e continuam depois de realizadas. Segundo Heloísa, o ciclo do turista digital compreende cinco fases – inspirar, atrair, vender, satisfazer e fidelizar - e os empresários do setor precisam compreender bem isso para que possam alavancar ainda mais seus negócios.
O marketing digital é a principal ferramenta para inspirar o viajante na hora da escolha do destino. “A viagem já começa na inspiração”, resume, acrescentando que muitA gente tem trocado o termo turista por viajante, visto que esse quer viver uma experiência no local da viagem, quer conviver com os locais.
Na hora de atrair, é preciso lançar mão do marketing de conteúdo direcionado e o inbound marketing tem papel decisivo.
O momento da venda também mudou muito e o que impera é a personalização das compras. Pesquisas apontam que 60% das compras online, entre elas locação de carro, passeios, hospedagem, se concentram nos sete dias antes do embarque. Os empresários precisam ficar atentos a isso.
Satisfazer as necessidades e expectativas do viajante também é fundamental para que a etapa seguinte do ciclo – a fidelização – se concretize. “O viajante quer uma interação com a população local, quer ‘experienciar’ o local e isso se dá também com a apropriação de espaços públicos urbanos, muitos deles revitalizados, em que comunidade e viajantes trocam experiências diversas”.
A atuação de cadeia do turismo e da comunidade local é fundamental para fidelizar o turista a um destino, para que ele tenha vontade de voltar e conte sobre sua experiência, para amigos, parentes ou mesmo para quem “conhece” apenas no mundo virtual.
A diretora reforça ainda que o turismo evolui de analógico para digital e inteligente. Segundo ela, o turismo inteligente pressupõe tecnologia e sustentabilidade, que traz qualidade de vida para o turista, para o lugar visitado e seus habitantes. Ela destacou a certificação e práticas sustentáveis e disse que o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é fundamental para a lógica do destino turístico inteligente, visto que o Centro é gerador de muito conhecimento.
Ao finalizar, adiantou que o Sebrae vai promover, esse ano, uma competição de ideias de startups de inovação direcionada para o turismo.
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).