Associação Comercial de Cuiabá participa do lançamento da Operação Final de Ano
A Polícia Militar de Mato Grosso lançou nesta sexta-feira (22.11), na Praça Alencastro, em Cuiabá, a Operação Final de Ano. A operação ocorre em todo o Estado e tem como objetivo reforçar em cerca de 30% o policiamento preventivo e a repressão à criminalidade até o dia 1º de janeiro de 2020.
A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), o Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado (Sincotec-MT), o Conselho Comunitário de Segurança Pública da Região Central (Conseg) e demais entidades ligadas ao comércio estiveram presentes na solenidade e agradeceram o apoio da Polícia Militar durante o período de maior movimento para o comércio.
Essas entidades também estiveram diretamente envolvidas nas reuniões que antecederam o lançamento da operação, participando com sugestões e informações importantes para a Polícia Militar.
“Esse reforço no policiamento é de suma importância, porque nesse período do ano o expediente do comércio é estendido para que os consumidores possam efetuar suas compras à noite”, declarou o diretor da ACC, Manuel Gomes.
O vice-presidente do Sincotec-MT e presidente do Conseg, Gerson Luiz Lintzmaier, explica que durante o mês de dezembro, cresce em cerca de 60% o número de pessoas que circulam pela região central de Cuiabá, entre compradores e trabalhadores.
“Cerca de 120 mil pessoas transitam pela região central nessa época de fim de ano, é muita gente, por isso precisamos do reforço na segurança e automaticamente a Polícia Militar sempre se prontificou a nos atender, é uma parceria que já dura há anos”, aponta Lintzmaier.
Para o tenente-coronel Antônio Nivaldo de Lara Filho, que recebeu do tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Júnior o comando da 20ª Companhia Independente de Policia Militar de Força Tática durante o evento, a função da PM é trabalhar em prol da sociedade e dos comerciantes que fomentam a economia no Estado.
“Os comerciantes são parceiros incondicionais, porque uma das funções da Polícia Militar é combater crimes contra o patrimônio e a polícia depende dessa interação e confiança dos empresários. Temos uma parceria real, permanente e duradoura”, afirmou o tenente-coronel que completou: “O objetivo da Força Tática é fazer o patrulhamento ostensivo, abordagem, checagem, e para isso, o policial precisa estar motivado e essa é a minha função ao receber essa oportunidade de comandar a Força Tática”.
Dados
Segundo a Polícia Militar, cerca de 1.530 policiais e 200 viaturas, entre carros e motocicletas, estarão nas ruas diariamente, principalmente, em áreas comerciais, como o Centro de Cuiabá e outros locais de concentração de consumidores durante o mês de dezembro.