Trade Turístico entrega manifesto ao governo
As principais entidades que formam o trade turístico do Mato Grosso assinaram durante a FIT Pantanal- 2017 o Manifesto do Turismo, apontando ações e direcionamento de investimentos públicos e privados para garantir mais fluxo turístico para o Estado. O documento foi elaborado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens/ABAV-MT; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/ABIH-MT; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-MT; Associação de Defesa do Pantanal/ADEPAN; Associação do Ecoturismo do Pantanal Norte/ECOPAN; Centro de Pesquisa do Pantanal/CPP, juntamente com o Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/SINDETUR e o Sindicato Patronal de Bares, Restaurantes e Meios de Hospedagem. Os representantes das entidades se reuniram durante a FIT Pantanal, para consolidar as ações de aumento da competitividade do turismo no mercado internacional.
Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, Oiran Gutierrez, o documento é uma oportunidade para acelerar a atuação comercial do estado em variados mercados nos anos de 2017-2018. O objetivo, segundo ele, é sobrepor às questões político-partidárias, por ser a expressão de grupo democrático e representativo, cuja função é garantir a continuidade das conquistas obtidas e buscar o aprofundamento e aprimoramento das políticas e programas para o desenvolvimento sustentável do turismo. “Acreditamos que as propostas e ações elencadas neste documento, oportunizam o desenvolvimento econômico por meio do segmento, contextualizando um ambiente econômico, social e político, de forma coerente e eficaz para atender as demandas reais do mercado turístico”, observou.
De acordo com o diretor do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, o manifesto configura um consistente instrumento aplicável para nortear os trabalhos sincronizados da iniciativa privada e o poder público com as entidades da sociedade civil organizada do setor turístico. Na sua opinião, o mercado internacional deverá ser potencializado com a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon. “O trade conta ainda com o aumento da oferta de assentos em praticamente em todos aeroportos regionais do estado. Isto traduz em mais oportunidades de negócios para o turismo de Mato Grosso”, garantiu.
Na avaliação dos consultores de mercado turístico, Rosilda Dalla Riva e Álvaro Ornelas, que estiveram envolvidos com a organização da FIT Pantanal, o manifesto elaborado pelas principais lideranças do turismo, apresenta ações para serem realizadas entre os anos de 2017 e 2018. No contexto, as entidades exigem foco e alinhamento do governo estadual, para a promoção e apoio à comercialização dos principais produtos turísticos do estado, sendo o Ecoturismo e o Turismo de Negócios & Eventos. “Um acontece devido ao patrimônio natural e o segundo acontece pelo dinamismo e foco de desenvolvimento que o governo direciona às empresas. O setor deve aproveitar os incentivos e ao mesmo tempo apontar as diretrizes para fortalecimento do turismo no estado”, finalizaram.
Assinaram o Manifesto do Turismo, Joary Proença da Cruz, presidente da ABAV; Bruno Delcaro (ABIH); Luiz Fernando Medeiros Lima (ABRASEL); André Turony (ADEPAN); Bráulio Carlos (ECOPAN) Paulo Teixeira de Souza Júnior (CPP) e Oiran Gutierrez, presidente do SINDETUR.