Governo antecipa férias de rede de ensino e suspender capacitação e eventos no estado
O governo anunciou agora a tarde após a reunião com seu staff pela manhã e a noticia do primeiro caso de Coronavírus em Cuiabá de um homem que veio da Itália de 48 anos que tomará algumas medidas como criação de um Gabinete de Situação, suspensão de aula nas redes estadual, municipal e superior de ensino antecipando as férias para os dias 23 de março a 5 de abril, suspensão de participação de servidores nas atividades de capacitação de servidores, eventos nacionais e internacionais e estaduais.
Servidores com suspeita ficarão em casa cumprindo isolamento domiciliar.
Serão comprados equipamentos e insumos para a saúde com dispensa de licitação.
VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SES
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), esclarece questões ligadas ao resultado positivo para SARS-CoV-2, veiculado na mídia nesta segunda-feira (16).
A SES informa que, para realizarem a análise para COVID-19, os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR, preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência. Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para COVID-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.
Diante disso, o órgão estadual informa que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN-MT) e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.
Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para COVID-19 somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises.
A SES ainda enfatiza que todas as medidas para o esclarecimento do caso estão sendo tomadas.