Governo estuda decreto para servidores em grupos de risco
Em coletiva via internet o governador Mauro Mendes anunciou mais medidas para enfrentar o coronavírus e as suas consequencias econômicas em Mato Grosso. "Isso trará consequencias na arrecadação do estado", disse Mauro.
Ele diisse que a AL deve ajudar com cortes no seu orçamento para contribuir no enfrentamento do coronavírus.
Mauro anunciou que as industrias sucroalcooleiiras doaram 70 mil litros em alcool 70 que é o usado no gel para ser usado em hospitais. A Puríssima e a Ambev estão vendo como odem ajudar nesse momento para colaborar com a população.
O governadoor ainda estuda uma portaria para os servidores dos grupos de risco visto que não há como dispensar alguns que são importantes para o estado funcionar.
Nesse momento tem 25 casos suspeitos em Mato Grosso sendo 06 em Cuiabá e 04 em Rondonópolis. O Ministério da Saúde vai ampliar a portaria sobre casos considerados suspeitos. Os casos simples de resfriados serão atendidos nas unidades básicas. Os casos graves serão para os hospitais de referência.
O infectologista e intensivista Dr. Abdon Karhawl, que passa a atuar como consultor colaborador do Gabinete de Situação disse na coletiva que o Brasil está tomando condutas técnicas para conter, mas é uma infecção que propaga muito rapidamente. "O cuidado da restrição social é muito importante.Nesse momento pedimos que as pessoas evitem aglomeração, e manter a distancia, ficar restrita em casa, usar a lavagem das mãos. As pessoas mais idosas tentar não sair. As crianças não impedem que carreguem o vírus sem sintoma. A restrição é importante. Não é para aglomerar em parque. A aula foi suspensa para ficar em casa", afirmou Abdon.