Conselho Veterinária alerta que vacina para cães não previne Covid-19

Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT)  alerta para Fake News que tem circulado nas redes sociais para confundir a população. Uma vacina destinaa a cães  de nome "Vanguard HTLP 5/ CV-L" não combate o Covid-19. E não pode ser aplicada em humanos como está se divulgando.

Um vídeo diz que  "Esse vírus não é novo, gente. Até meus cães estão imunes a esse vírus. Meu cachorro está mais imunizado do que eu? Eles vêm falar agora que estão fabricando essa vacina? Me poupe. Esse vírus é antigo". Só que tudo é mentira.

O conselho informa que  o coronavírus existe desde a década de 1960 e age de forma diferente em cachorros, se manifestando principalmente como uma gastroenterite, como vômitos e diarreia. O contágio acontece somente entre cães.

Esse atual que está circulando agora e tem matado humanos,  surgiu no final de 2019 e é uma variação do primeiro coronavírus que surgiu há 60 anos. E não há comprovação de infecção em cães e gatos, principalmente de transmissão entre humanos e animais.

O conselho informou que as vacinas múltiplas como a V8, V10 e V12, específicas para cães contra o coronavírus são exclusivas de uso veterinário e protegem apenas os caninos contra o coronavírus de 1960.

O Conselho também esclarece que  as vacinas utilizadas em animais não passam por nenhum tipo de ensaio clínico para uso em humanos, justamente por isso, elas não devem ser usadas em outros que não os cães e gatos, podendo causar reações graves e fatais como o choque anafilático.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL