Nelson Teich assume pasta da saúde no lugar de Luiz Henrique Mandetta
"Eu deixo esse Ministério da Saúde com agradecimento ao presidente da República que me permitiu contratar cada um de vocês", disse o agora ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na tarde desta quinta-feira(16) após ser exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele ficou pouco mais de 16 meses no cargo e estavam tendo alguns atritos por conta de posições diferentes sobre o isolamento social.
Em seu lugar o presidente anunciou, o médico Nelson Teich que é médico oncologista e empresário do setor, como novo ministro da Saúde, em um pronunciamento no Palácio do Planalto. "O que eu conversei com o doutor Nelson é que gradativamente nós temos que abrir o emprego no Brasil. Essa grande massa de humildes não tem como ficar presa dentro de casa, e o que é pior, quando voltar, não ter emprego. E o governo não tem como manter esse auxílio emergencial e outras ações por muito tempo", afirmou.
Referente a saída de Mnadetta, Bolsonaro disse que houve um "divórcio consensual" entre ele e Mandetta, e destacou que o ex-ministro "se prontificou a participar de uma transição a mais tranquila possível, com a maior riqueza de detalhes que se possa oferecer".
Mandetta disse emocionado em seu discurso de despedida."Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar."