Lúdio propõe revogar decreto do governo que libera retorno às aulas

Medidas podem acelerar avanço do coronavírus e colocam em risco sistema de saúde


O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) prepara um projeto de decreto legislativo para sustar o Decreto nº 462/2020, baixado pelo governador na quarta-feira (22) afrouxando as medidas de isolamento social e liberando o retorno às aulas em Mato Grosso. Lúdio, que é médico sanitarista e atua há mais de 20 anos na saúde coletiva e no tratamento de doenças nas populações, destacou a necessidade de manter o isolamento social para conter o avanço do coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde.

“A curva da epidemia em Mato Grosso está no início. Retomar aulas e atividades que aglomeram pessoas nos colocará em perigo e corremos o risco de perder todo o efeito benéfico que alcançamos com o sacrifício que fizemos até agora com a redução na circulação de pessoas. Se as escolas reabrirem nesse momento, infelizmente serão espaços de disseminação da epidemia”, alertou Lúdio.

O parlamentar defende que o governo de Mato Grosso mantenha as medidas de isolamento por pelo menos mais 30 dias, para só então reavaliar se há condições para retorno das atividades com aglomeração. Lúdio reforçou ainda a necessidade de os governos darem suporte à população e às empresas com medidas de proteção social.

“Mesmo sendo um dos estados com a menor taxa de isolamento no país, esse isolamento teve efeitos positivos em Mato Grosso. Não é o momento ainda de relaxar. Temos que manter o isolamento para que nosso sistema de saúde, que já é frágil, tenha condições de atender a todos os pacientes graves da Covid-19”, afirmou Lúdio. 

 

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS