Prefeitura tem 72 horas para atender recomendação do MP e colocar mais ônibus nas ruas
Com a volta das atividades do comércio em Cuiabá o Ministério Público Estadual (MPE) expediu uma notificação recomendando o aumento progressivo da frota do transporte coletivo para o dobro da quantidade de veículos para atendimento das linhas nos horários de pico para evitar aglomeração e a que o coronavírus contamine mais pessoas.
O promotor de Justiça Ezequiel Borges deu 72 horas para que Cuiabá se adeque. “É impossível conciliar a fiscalização insuficiente e o aumento vertiginoso de pessoas circulantes com a restrição da frota em 30%, limitada a servidores da saúde e dos serviços essenciais e a 50% da capacidade do coletivo”, destacou o promotor de Justiça.
A frota está rodando com um terço de sua capacidade, ou seja, 111 ônibus em toda a capital.
NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Cuiabá informa que já vem executando um planejamento diferenciado desde a data 27 de abril, início de retomada gradual das atividades econômicas da capital, previsto pelo decreto 7886/2020.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, avalia que os ajustes já estão em execução e novas intervenções serão efetivadas para garantir dignidade na prestação do serviço. Pondera, no entanto, que o isolamento social continua sendo um poderoso aliado no combate a propagação da Covid.
Necessário relembrar que por força de decreto municipal visando ações de combate à disseminação do novo Coronavírus, só podem fazer uso do transporte público: servidores da saúde (das redes pública e privada), trabalhadores dos serviços essenciais e quem atua desempenhando funções nos comércio, mediante uso do uniforme da empresa, o crachá da empresa, ou apresentação da Carteira de Trabalho. A fiscalização é realizada por cerca de 70 agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.