Thelma interdita Praça e reduzir horário do comércio para diminuir aglomeração nos fins de semana em
Em live, a prefeita de Chapada dos Guimarães Thelma de Oliveira anunciou medidas mais rígidas para conter aglomerações de pessoas na cidade para evitar mais casos de Covid-19 na cidade. Hoje há tem 02 casos confirmados..
Thelma notou que nos finais de semana e feriados, o fluxo de pessoas indo para o município aumentou por isso a Praça Dom Wunibaldo, no centro da cidade, será interditada e o comércio local terá seu horário reduzido. O intuito é evitar aglomeração de pessoas nos locais.
“No novo decreto, iremos interditar a praça, restringir o horário de funcionamento do comércio, além de proibir o funcionamento da Balsa nos finais de semana”, diz a prefeita em um trecho do vídeo.
Os estabelecimentos comerciais, terão que adotar medidas de higiene como uma pia para lavagem de mãos para clientes, com sabão líquido, papel toalha e lixeira disponíveis; fornecer, em locais estratégicos, álcool gel a 70% para clientes, além de promover a orientação de funcionários e colaboradores para evitar falar excessivamente, rir, tossir, espirrar, bocejar, tocar nos olhos, nariz e boca durante atendimento.
O horário do comércio será das 10h às 16h, de segunda a sábado. Com exceções, os salões de beleza, barbearia, centro de estética, que poderão funcionar das 8h às 20h, de segunda a sábado.
As atividades como supermercados, mercearias, padarias, açougues, peixarias e similares, deverão observar que o horário de atendimento será de segunda a sábado, das 6h30 às 20h e domingo e feriado, das 6h30 às 13h.
As distribuidoras de bebidas terão como horário de funcionamento de segunda a sábado das 09h às 22h e domingo e feriado das 09h às 13h.
Bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar até 22h porém, fica determinado que 21h30 os responsáveis pelos estabelecimentos deverão estar realizando o fechamento de contas dos clientes e preparando os procedimentos de fechamento.
Os estabelecimentos que ficam no entorno da Praça Dom Wunibaldo, como trailers e barracas só poderão funcionar pelo sistema delivery sem mesas para que as pessoas retirem os lanches e vão para casa.