Estamos no inicio de uma pandemia, diz secretário Gilberto

El live na manhã desta terça-feira(19) o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo disse que ainda estamos no início do pico da pandemia de coronavírus e que o  número de casos ddevem começar a se multiplicar semanalmente e  que não é possível assegurar que os leitos disponíveis em Mato Grosso serão suficientes. Estamos somente no início do sofrimento causado pela pandemia de Covid-19 e os números de mortes e infectados continuará aumentando dia a dia, semana a semana, num “desconforto” relacionado ao distanciamento social e incertezas pelo menos até o final do ano e alívio mesmo só virá com a descoberta de uma vacina", disse Gilberto.

Segundo ele, até a noite de segunda-feira (18), o estado somou 1514 casos notificados de síndrome respiratória aguda grave, sendo destes 941 confirmados de Covid-19. Há 73 pacientes internados, 29 em enfermaria, 44 em leitos de UTI), 337 recuperados e 30 óbitos.
 
 Hoje as taxas de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria no estado ainda são baixas. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 214 leitos de UTI e 695 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus. Isso sem contar os que ainda serão entregues no Hospital Metropolitano.
 
"A população precisa acordar, aquele que pode se isolar, se proteger e proteger os que tem comorbidades que o faça. Estamos no inicio de uma pandemia que ainda pode nos incomodar por muito tempo”, lamenta. “Está todo mundo preocupado com quando será o pico: nós estamos no início”, alertou ele.
 
A expectativa é que os casos só começem a cair em agosto. Deve aumentar nos meses de junho e julho.



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL