Sinpen pede a MP lockdown em Cuiabá e Várzea Grande
Pelo aumento de casos de Covid-19 e entre profissionais de saúde, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT) pediu nesta segunda-feira(08) via ofício ao Ministério Público (MPE) que recomende a decretação de lockdown pelos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. "Por ser uma categoria que se encontra na linha de frente ao enfrentamento à pandemia, observamos o aumento do número de profissionais infectados, que normalmente atuam em unidades de saúde públicas e privadas, provocando a infecção comunitária do vírus e a sua propagação em massa entre os profissionais e os usuários", afirmou o sindicato.
Segundo o presidente do Sinpen Dejamir Soares, com o lockdown as pessoas parariam de circular em locais públicos assim diminuiria o contágio sem precisar fechar novamente atividades não essenciais. Ele também sugere que seja construído hospital de campanha para distribuir melhor os leitos de UTI no Estado e, diminuir a sobrecarga dos leitos de Cuiabá e Várzea Grande.
Dejamir inclusive denunciou em vídeo a falta de médicos para atender o hospital de referência do Covid-19 o antigo Pronto-socorro.
Mato Grosso, já tem registrado 113 óbitos. Novos casos devem ser divulgados em novo boletim da SES.