Lockdown em Porto dos Gaúchos vai até segunda
Por conta de 07 casos confirmados na cidade, o prefeito de Porto dos Gaúchos Moacir Pinheiro Piovesan, decretou desde ontem(11) a suspensão total de atividades não essenciais, circulação de pessoas e veículos até a próxima segunda-feira(15).
Por conta do feriado prolongado, o prefeito quer evitar que haja evolução da doença e mortes no municipio. Se houver descumprimento da determinação, os órgãos e o setor de fiscalização vão aplicar multas.
Consta no decreto que a circulação terá que ser justificada para aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal.
A circulação de pessoas com febre, falta de ar, tosse, dor no corpo ou qualquer outro sintoma da Covid-19 somente é permitida para os fins estabelecidos a uma pessoa como acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde.
Os serviços de táxi, mototáxi e de transporte por aplicativo de celular deverão exigir de seus passageiros a comprovação da circulação
Só está autorizado o funcionamento de atividades como mercados, farmácia, posto de combustíveis, instituições financeiras (agências bancárias, cooperativas de créditos e casas lotéricas) e postos de saúde, mediante uso obrigatório de equipamento de proteção, máscaras, álcool gel, desinfecção de materiais e utensílios utilizado pelos funcionários dos estabelecimentos comerciais, clientes e servidores públicos e outros serviços essenciais a critério da administração pública.
No entanto, os comerciantes deverão controlar a entrada de pessoas, limitado um membro por grupo familiar.