Fiscais Agropecuários de MT fortalecem criação de Federação do segmento
Em andamento em vários estados, capitaneada pela União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), o processo de criação da federação nacional da categoria. A etapa de adesão em Mato Grosso aconteceu na última quarta-feira (10.05), em assembleia, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap). A convocação da presidente da entidade, Diany Dias, teve como objetivo apresentar aos presentes os trabalhos já desenvolvidos pela entidade que é de nível nacional, porém, atua apenas como associação. Portanto, para ter maior força política diante da atual conjuntura brasileira, urge que a Federação se estabeleça e Mato Grosso não pode ficar de fora desse contexto.
A gestora sindical destaca que, apesar de o público que compareceu ter sido reduzido, a decisão pôde ser tomada pelo fato de estar em conformidade com o que prevê o estatuto do sindicato, que é o de realizar assembleia para decisões como esta seja com qualquer número de participantes na segunda chamada. “Não podemos é perder o bonde da história e não participar uma vez que a Defesa Agropecuária do Estado é uma das mais valorizadas e fortes do país. Para ter uma ideia, dos 26 estados brasileiros, apenas cinco têm sindicatos com Carta Sindical que lhes dá uma força política muito grande junto às demandas do segmento. Temos orgulho de dizer que o Sintap é um desses sindicatos”, frisou.
Uma das lutas que podem ser abraçadas pela Federação e já é feita pela Unafa, esclareceu Dias, é contra o galopante processo de Terceirização. Este tema tem sido cotidianamente combatido e esclarecido pela Unafa junto à base e à classe política. Com a adesão estadual, o próximo passo é o Sintap ter o apoio da Federação - bem como já tem da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) – para lutar contra a terceirização na Assembleia Legislativa estadual. Uma das demandas para o Sintap é fomentar junto a um deputado a criação do Dia Estadual dos Agentes Fiscais e dos Fiscais de Defesa Agropecuária. “Mais do que comemorar um dia a data servirá para valorizar este profissional que, muitas vezes, enfrenta situações difíceis em sua lida diária para manter o status sanitário positivo em Mato Grosso e seu esforço não é devidamente reconhecido”, disse a presidente.
Nessa luta, segundo ela, a Federação Nacional dos Servidores da Fiscalização Agropecuária/Unafa é muito importante. “Chegamos na finalidade da constituição de uma federação para que, juntos, todos os sindicatos de Defesa Agropecuária do país possam construir a fiscalização dentro do Brasil com mais força e temos a certeza de que isso vai acontecer com a soma da experiência de Unafa e Sintap bem como de todos os demais sindicatos brasileiros”, finalizou Dias.