Ministro diz que projeto da ferrovia Sinop-Miritituba é o mais importante do Brasil
A apresentação da ferrovia EF-170, conhecida como “Ferrogrão”, que irá ligar Sinop a Miritituba, no Pará continua sendo apresentada aos investidores pelo ministério de infraestrutura no evento “roadshow” que está acontecendo de forma virtual com a intenção que a ferrovia saia do papel.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas detalhou o projeto à companhia Hidrovias do Brasil. E nesta quarta-feira, o projeto será apresentado ao New Development Bank (NDB), conhecido como Banco dos BRICS, controlado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo o ministro, hoje a Ferrogrão é o projeto mais importante do Brasil. " Estamos falando de agronegócio antes e depois da ferrovia. Estamos modelando um contrato que será bem-sucedido. Todos os cuidados de natureza ambiental também estão sendo bem endereçados. Não tenho dúvidas que teremos sucesso nessa concessão”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Na quinta-feira, o projeto da Ferrogrão será apresentado à empresa VLI, que opera as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica, além de terminais portuários em diversos estados brasileiros. Na sexta-feira, último dia do evento, o Ministério da Infraestrutura detalhará a EF-170 a possíveis investidores chineses (China Railway Group).
O roadshow da Ferrogrão é tocado pelo ministério em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). As reuniões são virtuais e têm o objetivo de receber feedback dos interessados quanto à modelagem proposta, em avaliação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde o mês passado.
Além do valor agregado na área econômica, a ferrovia também possui importância ambiental, já que com o início da sua operação, a emissão de CO2 será reduzida em um milhão de toneladas por ano. A assessoria da pasta informou ainda que o governo federal está comprometido em “aprovar a licença ambiental prévia do empreendimento”.
A ferrovia terá um trilho de 933 quilômetros, e um possível adicional de 177 quilômetros até Lucas do Rio Verde. São previstos R$ 8,4 bilhões em investimentos iniciais e R$ 13,1 bilhões em investimentos recorrentes, durante os 65 anos de concessão. A ferrovia terá capacidade de transportar 25 milhões de toneladas, logo no primeiro ano da concessão. Em 2050, a previsão é que consiga transportar 42 milhões de toneladas.
Hoje, o processo de escoamento de safra de MT é cerca de 70% feita pelos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR) a mais de dois mil quilômetros da origem. O que encarece a logística.
O plano de outurga já está aprovado pela ANTT e as obras da Ferrogrão iniciarão em Sinop seguindo até o Porto de Miritituba com previsão que o leilão de concessão para a construção e operação ocorra no 1° trimestre de 2021.