Morre Dom Pedro Casaldáliga o ícone na defesa dos direitos humanos

Morreu nesta sexta-feira(08) em São Paulo, o  bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga. Ele estava com 92 anos e morreu por insuficiência respiratória. O religioso estava internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Batatais, em São Paulo.

A informação foi dada pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

Ele ficou conhecido internacionalmente  por sua defesa aos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas e marginalizados.

Foi realizada uma missa de corpo presente em Batatais e ainda haverá um velório em Ribeirão Cascalheira na segunda-feira (10) no Santuário dos Mártires. O horário da chegada do corpo não foi informado.

Na terça-feira (11), o corpo de Dom Pedro será levado para São Félix do Araguaia, onde novamente será velado e por fim enterrado. O velório ocorrerá no Centro Comunitário da Tia Irene.

VIDA 

Dom Pedro veio para o Brasil  em 1968, quando veio da Espanha para São Félix do Araguaia que era um povoado de 600 habitantes para servir os mais pobres e injustiçados.


GOVERNO DECRETA LUTO OFICIAL DE 03 DIAS

O Governo do Estado lamenta o falecimento do bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, aos 92 anos, na manhã deste sábado (08.08), no interior do Estado de São Paulo. O governador Mauro Mendes vai decretar luto de três dias pela morte da liderança católica.

"Ele foi um exemplo para todos na luta pelos direitos humanos e contra as injustiças sociais. É uma grande perda para o mundo e seu legado e ensinamentos deverão continuar a ser seguidos por todos", declarou o governador.

PREFEITO LAMENTA MORTE DE BISPO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, externa o seu profundo lamento pela morte do Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, Dom Pedro Casaldáliga. O líder religioso faleceu na manhã deste sábado (08), na cidade de Batatais, estado de São Paulo. 

O Bispo estava internado em um hospital de São Félix do Araguaia, onde deu entrada no dia 2 de julho com graves problemas respiratórios, agravados pelo Mal de Parkinson. Posteriormente, foi transferido para uma UTI da Santa Casa de Batatais (SP), mas não resistiu. 

Dom Pedro Casaldáliga era conhecido como “bispo do povo” por sua forte luta em prol dos povos indígenas e no combate aos conflitos agrários. Também era conhecido por sua paixão pela literatura, sendo autor de diversas obras publicadas no Brasil e no exterior, ligadas a área política e espiritual. 

“Com sua brilhante luta em prol dos menos favorecidos, Dom Pedro Casaldáliga deixa sua marca em todo o país, especialmente em Mato Grosso. Lamentamos profundamente a perda de uma pessoa íntegra e que, como manda os preceitos de Deus, sempre pensou no próximo com seus inúmeros trabalhos sociais. Externamos aos familiares, amigos e admiradores nosso desejo de que o conforto do Senhor chegue a todos”, disse o prefeito. 

Casaldáliga faleceu aos 92 anos e é natural de Balsareny, província de Barcelona. O religioso chegou ao Brasil aos 40 anos, como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL