Pregão de medicamentos foi um sucesso
Das oito empresas credenciadas para a licitação modalidade pregão presencial de medicamentos apenas uma empresa apresentou proposta inválida de preço. O pregão aconteceu nesta segunda e terça-feira (16) em frente à prefeitura, aberto a comunidade.
De acordo com a pregoeira oficial da prefeitura Karla da Silva Miranda, dos 233 itens do termo de referência, apenas seis não tiveram lances ofertados. “O pregão foi tranqüilo, aberto a comunidade, com total transparência e nenhuma empresa manifestou interesse em entrar com recurso, declinando o direito”, disse.
Conforme a secretaria Municipal de Saúde são 233 medicamentos de uso na atenção básica de saúde e na assistência médica e de alta complexidade.
A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) homologou o pregão ainda na terça-feira (16) e a publicação ocorreu nesta quarta-feira (17). Conforme Karla a partir desta quinta-feira (18) a secretaria Municipal de Saúde já pode efetuar a compra de medicamentos.
Segundo a pregoeira o valor inicial orçado no termo de referência foi de R$ 2.361 milhões e o valor final do pregão foi de R$ 1.063 milhão.
Fornecedores que participaram do pregão presencial foram; CenterMedi Comércio de Produtos Hospitalares Ltda, Norge Pharma Comércio, Tolemed Divisão Farma Hospitalar, Dimaster Comércio de Produtos Hospitalares Ltda, Delta Med Comércio de Produtos Hospitalares, Polypharma Distribuídora Médico Hospitalar, Halex Istar Indústria farmacêutica SA.
COMO FUNCIONA
Karla explica que a licitação se inicia com a chegada do processo administrativo no setor de licitação, esse processo administrativo é feito pelo setor ou secretaria interessada que precisa comprar ou contratar os serviços, contendo todas as informações e especificações do produto ou serviço. “Com isso o processo deixa de ser um processo administrativo para se tornar um processo de licitação”, disse.
Mas ela ressalta que o setor interessado ou a secretaria precisam atender com rigor a relação de documentos e informações para que o processo de licitação não fique paralisado.