Prefeito de Rondonópolis autoriza a nomeação de 233 Agentes de Saúde no município
O prefeito José Carlos do Pátio (SD) autorizou a nomeação de 233 concursados para preencher as vagas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Mais 46 nomes foram chamados, de acordo do o Diário Oficial da cidade, publicado nesta quarta-feira (07.10).
“Nós vamos universalizar a atenção básica com o trabalho destes novos profissionais. Vamos trabalhar muito para diminuir a mortalidade infantil. E a nossa meta é vacinar mais as nossas crianças, além de fazer mais exames de colo de útero no município de Rondonópolis”, destacou o prefeito.
Dentro deste total chamado, foram 158 nomes para ACS e 75 para ACE. Os novos servidores serão notificados pela prefeitura e devem iniciar as atividades nas unidades de saúde nos próximos dias.
Processo seletivo
O processo seletivo para o preenchimento de vagas na área de saúde ocorreu em 2019. A Prefeitura chamou a primeira leva de aprovados no último dia 14 de agosto, com o parecer da Procuradoria do Município. Como a nomeação dos servidores se trata de um serviço essencial, o processo se torna dentro da lei.
De acordo com a secretaria de Saúde, os aprovados pelo processo seletivo não foram nomeados anteriormente devido à chegada da pandemia. E, desta forma, diversos atendimentos foram suspensos durante este período.
No processo seletivo, a Prefeitura abriu um total de 348 vagas, sendo que 232 destinados à ACS e 116 para ACE. De acordo com o secretário de saúde, Marcus Vinicius das Neves Lima, alguns concorrentes acabaram optaram por não seguir com o concurso.
“Deste total (de 348 vagas) ficaram alguns no meio do caminho, porque alguns ficaram na fase de curso, outros com a entrega da documentação e outros acabaram desistindo ao longo do período”, explicou.
Apesar do não preenchimento de todas as vagas, aprovados têm tempo para recorrer. “Porém o processo seletivo tem a validade de dois anos. Esse quadro pode ser preenchido em sua totalidade até o prazo de validade se expirar”, completou.
Novo chamamento
Os 46 novos nomes, 45 são de ampla concorrência e 01 para PCD. Os servidores vão atuar como ACSs em dez unidades de saúde municipais. Conforme o Diário Oficial, os ESFs são: Cidade de Deus; Parque das Rosas / Margaridas II; Parque das Rosas / Margaridas III; Vila Rica; Zona Rural II; Zona Rural I; Vila Mineira Parte II; Parque das Rosas / Margaridas I; e Vila Olinda.
Os outros 112 nomes que concorreram para ACS no município, foram chamados no dia 28 de agosto deste ano e já estão em atuação em diferentes bairros da cidade. Assim como os 75 aprovados para atuar no combate a endemias em Rondonópolis.
O aumento dos Agentes de Combate a Endemias deve colaborar no atendimento fora do horário comercial, entre às 16h e 20h. O projeto piloto nomeado inicialmente como “Vagalume”, vai acompanhar o controle de doenças mais recorrentes na região, como dengue, zika e chikungunya em bairros que registram altos índices destas e outras patologias.
Melhor qualidade de vida
De acordo com o secretário interino de saúde, Marcus Vinicius das Neves Lima, o chamamento dos novos agentes vai melhorar a qualidade de vida do cidadão rondonopolitano.
“A nomeação vai ajudar no controle de doenças, como dos agentes de endemia. Além de acompanhar a saúde de idosos e gestantes que precisam de acompanhamento pré-natal, como dos ACS”, ressaltou.
Além de ajudar no atendimento à população, o secretário ainda destacou o chamamento dos servidores, alcançou novos benefícios. Como o credenciamento de postos de saúde da cidade, para o aumento de recursos.
“Com esta posse recente, algumas unidades que não eram cadastradas, devem ser credenciadas. E ao invés de serem custeadas com recursos próprios do município, elas irão receber recursos federais. E isso pode ser investido em outras áreas para aumentar ainda mais a qualidade do serviços”, finalizou.