13 sindicatos repudiam fala de Abílio sobre servidores de MT
Uma nota de repúdio foi assinada por 13 sindicatos e entidades classistas representantes de servidores públicos de diferentes cidades mato-grossenses contra o candidato a prefeito, Abílio Júnior, o Abilinho (Podemos), que fez em live neste domingo (25) denúncias genéricas e colocando em xeque a honestidade de quem trabalha no serviço público.
Ele criticou os servidores alegando que parte da categoria é conivente ou participa de esquemas de corrupção. “Muitos candidatos estão tendo dificuldade para tratar o tema servidor público. Ninguém rouba sozinho. O governador, como Silval Barbosa que foi o melhor governador para os servidores, fez o que fez porque tinha gente para ajudar a roubar. Tem fiscal de contrato que está junto, tem servidor que está junto, tem fiscal que faz vista grossa, alguns servidores públicos que também ajudam a praticar a corrupção”, disse o candidato do Podemos.
Na semana passada, Abilinho também acusou fiscais de Cuiabá de exigirem dinheiro para liberar alvarás de obras ao participar de um debate da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Ele foi repudiado pelo Sindicato dos Agentes de Regulação e Fiscalização do município de Cuiabá (Sindarf-MT).
A entidade também exigiu respeito e anunciou que avalia ingressar com processo de indenização por danos morais coletivos.
Conforme os servidores e sindicalistas, o histórico de Abilinho e sua atuação para desqualificar servidores demonstra que não se trata de imaturidade de um vereador de 1º mandato. “É uma narrativa construída contra os servidores no intuito de ganhar likes e se aproximar do seu ideal político, que é o governador de Mato grosso, no que tange ao desmonte dos serviços públicos e a perseguição dos servidores”, diz a nota conjunta.
Por fim, além do repúdio ao vereador por sua postura e denúncias genéricas que vem fazendo contra servidores, os Sindicatos que assinam o documento exigem que o candidato faça uma retratação imediata sob pena de ser processado em ação por danos morais coletivos.
NOTA DE REPÚDIO
Os Sindicatos e a Central Sindical abaixo assinados, vêm a público REPUDIAR VEEMENTEMENTE a fala do candidato Abilio Jr, em espécie de “debate” realizado por ele com outra candidata ao pleito, onde colocou em suspeição a honestidade de todos os servidores públicos.
O candidato Abilio vem, sistematicamente, atacando contra a honra e a dignidade da totalidade dos servidores Públicos. Não foi mais um ataque isolado em suas falas estabanadas. É uma narrativa meticulosamente construída contra os serviços e servidores públicos de Mato Grosso.
Em várias ocasiões, o então vereador Abilio assediou, ofendeu e tripudiou sobre servidores em pleno exercício de suas funções, fosse em hospitais e UPA’s, bem como de outros servidores municipais de Cuiabá. Sempre se “atenuou” tais ataques desmerecendo o agressor dos servidores como alguém descompensado mentalmente. Um erro, aliás!
Agora fica claro que essa maneira de agir é pensada e, não fruto do arroubo juvenil do vereador de primeiro mandato. É uma narrativa construída contra os servidores no intuito de ganhar likes e se aproximar do seu ideal político, que é o governador de Mato grosso, no que tange ao desmonte dos serviços públicos e a perseguição dos servidores.
No debate anterior realizado na FECOMÉRCIO, o candidato já havia atacado duas categorias de servidores municipais. Os Fiscais da prefeitura quando disse que esses iam nas obras “’morder’ um dinheirinho na sexta feira”, depois que os analistas de projetos (Engenheiros e Arquitetos municipais, a grande maioria de carreira) criavam problemas nos projetos para “vender facilidades”. Sem NENHUMA PROVA, o candidato faz parecer que duas categorias inteiras seriam desonestas. Isso já rendeu uma nota de repúdio do Sindicato dos Agentes de Fiscalização/SINDARF e, certamente renderá uma ação judicial por dano moral coletivo!
Não satisfeito, no referido debate entre a candidata e Abilio Jr, além daquela calúnia coletiva na Fecomércio, o candidato ao perguntar sobre direito dos servidores, dando a entender que NÃO PAGARIA RGA e demais direitos se fosse eleito, já alegando uma “crise financeira” para 2021, ainda afirma : “Ninguém rouba sozinho, tem fiscal de contrato que tá junto, tem servidor que tá junto...e governar é fazer enfrentamento com servidores públicos que ajudam na corrupção”.
Um candidato a prefeito de uma capital fazer esse tipo de ilação é criminoso. Isso deve despertar o brio dos servidores públicos. Não podemos aceitar que alguém por propósitos eleitoreiros ataque a honra de milhares de servidores pais e mães de família. Se tem conhecimento de algum crime “vereATOR”, tem de denunciar e não ficar usando de palanque eleitoral. O contrario é prevaricar na função.
Tal fala merece nosso repúdio por ser uma estratégia eleitoral de desgastar a imagem do servidor público como um todo frente a população além de, desmerecer seus votos nessa eleição. O dia do Servidor Público (28/10) se aproxima e não é esse o presente nem o tratamento que os servidores merecem, depois de salvarem tantas vidas nessa pandemia e manter em ordem a cidade de Cuiabá e todo estado!.
Os sindicatos que assinam a presente nota REPUDIAM tal fala, bem como EXIGEM RETRATAÇÃO IMEDIATA do candidato Abilio Jr, vereador de primeiro mandato que parece desconhecer a realidade do serviço público e seus verdadeiros gargalos, sob pena de acionarmos em conjunto o candidato por danos morais coletivos.
ASSINAM A PRESENTE NOTA:
1- Central dos Sindicatos Brasileiros Seccional MT/CSBMT
2- Associação dos Técnicos do Judiciário do Estado de Mato Grosso/ASTEJUDMT
3-* Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá/SISPUMC*
4- Sindicato dos Agentes de Regulação e Fiscalização do Município de Cuiabá/SINDARFMT
5- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Grande/SINVAG
6- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Ubiratã/SINSEP
7 - Sindicato dos Trabalhadores de Combate as Endemias de MT/SINTRACE-MT
8- Sindicato dos Auditores Fiscais e Inspetores de Tributos do Município de Cuiabá/SINAFIT
9- Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Cuiabá/SINTEP
10- Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público do Estado de MT/SINTEPMT
11- Sindicato da servidores municipais de Araputanga/SISMARA
11- Sindicato dos Servidores da Área Meio do Poder Executivo de MT/SINPAIGMT
12- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Verde/ SISPCAMP
13- Executiva Regional do Centro Oeste da Federação Nacional dos Farmacêuticos/FENAFAR