Sábia ou Tola?

Quantas vezes já lhe ocorreu de tomar certas atitudes ou falar determinadas coisas, que mais adiante, lhe causaram vergonha e arrependimento? Podemos dizer que é praticamente impossível, não vivenciar um momento deste, ao menos uma vez na vida.

Acontece, que a tolice, assim como a sabedoria moram juntas, dentro de nós. E cabe a nós, a delegação de oportunidades para maior atuação de um desses atores no ciclo de nossa história.

Vivemos um momento, em que o ser humano parece um amante tórrido de si mesmo. Longe de nós, criticar o amor próprio! Ele é fundamental para uma existência saudável, mas o que parece estar acontecendo é uma paixão patológica e doentia voltada para si.

A exposição nas redes sociais está permitindo a proliferação de monstros: Antes de ir ao evento, eu me preocupo se a roupa que vou usar já foi postada recentemente, qual a melhor pose que afina os braços e encolhe a barriga, qual o melhor filtro para esconder as minhas marcas, e qual enfeite causará maior número de visualizações...Porque é preciso mostrar para os outros que sou uma pessoa “antenada”, descolada e cool. E no referido evento, pode ser que eu passe a noite toda no celular, tentando fazer uma foto com meu filho para postar , mas se o ângulo não estiver favorecendo, deixo ele pra lá, e me concentro nas configurações da foto...Enquanto isso, a festa passa, a vida passa, o filho cresce...

Quando o foco está demasiadamente voltado para o próprio umbigo, os sentimentos podem ficar tão intensos, que qualidades podem vir a se tornar defeitos... A ambição poderá se tornar egoísta, a cautela poderá virar negligência, a força poderá ficar excessiva e a sinceridade pode vir a machucar.

Nós, da Denia Consultoria acreditamos, que a sabedoria, só conseguirá vencer a tolice, se primeiramente, nos permitirmos conhecer quem realmente somos, aceitando que possuímos defeitos e qualidades. Erros só serão ressignificados quando aceitarmos que os cometemos. Não existe filtro capaz de disfarçar atitudes, e nem efeitos que possam esconder as escorregadas que damos pelos nossos caminhos. A sabedoria precisa da humildade para se estabelecer.

Dessa forma, para viver uma vida com mais sabedoria, é preciso tirar o dedo do celular, e colocá-lo nas feridas que possuímos em nossos corações. Olhar para cada uma delas, tratar, e só depois fazer um curativo, pois não dá para tampá-las antes de cuidar. Para cicatrizar, é preciso acolhimento, tempo e cautela.

E a partir do momento, que nossa preocupação estiver voltada para “Ser” e não para “parecer”, talvez nesta festa que relatamos acima, você se divirta tanto, que consiga perceber, que quando se vive intensamente, não há necessidade de “mascarar” para mostrar. E que só se é livre, quando se vive uma vida verdadeira e coerente com o que é felicidade para você!

Comece por dentro!

 

Denia Consultoria é formada por Denia Alexandrina, consultora de imagem e marketing, há 40 anos no mercado; Fernanda Fae Figueiredo, que é fashion marketing; e Estela Fae de Barros, que é psicóloga e especializada em marketing. Email: deniaconsultoriadeimagem@hotmail.com / @deniaconsultoria 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

Mais Vistas