Marqueteiro diz que Emanuel soube usar as redes sociais para chegar a reeleição
O sociólogo e especialista em Marketing Político e Digital, Guerrilha e Inteligência Artificial, Marcelo Senise, que esteve atuando nas eleições 2020 em Mato Grosso disse que as redes sociais foram fundamentais na hora do voto, destacando a eficácia no uso de inteligência artificial como diferencial.
O especialista citou o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro que chegou ao segundo turno das eleições, na capital mato-grossense, em segundo lugar e com 13,7% de votos de diferença do 1° colocado no pleito, Abílio Junior(Podemos). Mas com o uso das ferramentas certas conseguiu mostrar os diferenciais em relação ao candidato adversário, além de produzir "vacinas" contra ataques e acusações, vencendo as eleições.
“Fui agregado a área digital da campanha no 2° turno, e devido à pandemia, criamos diversas ações na rede social, com engajamento de lideranças jovens e antenadas com as novas tecnologias. O objetivo era justamente atingir o público mais jovem e acostumado com estas ferramentas, o que contribui para viralizar as peças criadas pela equipe do marketing, numa linguagem bem conhecida, com o usos de memes, gifs, e outras peças divertidas e que geraram engajamento dos eleitores. Um exemplo disso foi o programa Roda de Conversa, que consistiu na realização de um programa em formato de auditório, com interação direta de internautas e digital influencers.
Vale lembrar que a pandemia mudou o perfil das eleições 2020, fazendo com que as campanhas políticas a se adaptassem o que fez das redes sociais uma arma fundamental nesse pleito. Não era permitido aglomerações, o que fez a diferença.
Marcelo Senise disse em sua análise que quem ganhou foi quem soube usar bem as mídias sociais mostrando serem mais eficazes já que caíram no gosto popular, onde as pessoas buscavam por informações, antes pautadas tão somente pelas mídias tradicionais.
“As mídias sociais são o meio mais fácil e mais rápido de difundir informações políticas e atingir o maior numero de potenciais eleitores. Não utilizar esta ferramenta é um tiro no pé”, afirma.
Ele cita o Facebook e Instagram, além, é claro, do WhatsApp. E que em 2022 o WhatsApp deve ser a ‘grande estrela nas eleições’.(Com O Bom da Noticia)