TRE cassa vereador de Cuiabá
O vereador Clebinho Borges do PSD que foi eleito em 2016 no PSDC pode ter seu mandato cassado agora no final da legislatura atual por conta de fraude eleitoral.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) houve fraude no registro de candidaturas femininas. A fraude foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral, que aponta que 2 mulheres foram lançadas como candidatas a vereadora apenas para preencher a cota de 30% de mulheres exigida pela Justiça Eleitoral.
Só que as 2 teriam dito que não fizeram campanha para angariar votos e receberam uma 5 votos e a outra 2, o que mostra que houve fraude.
A decisão na verdade, atingiria o ex-vereador Elizeu Nascimento, que se elegeu deputado estadual, mas como Clebinho vai 'pagar' pela fraude e sua carreira política que fica comprometida.
A defesa dos candidatos do PSDC em 2016 alegou cerceamento de defesa, e negou a denuncia.
Com a cassação de toda a chapa, será feito um novo cálculo de coeficiente eleitoral para definir o vereador a assumir o cargo. Porém, a expectativa é de que ele nem assuma, já que a atual legislatura acabará em 31 de dezembro e a decisão ainda cabe algum tipo de agravo.
Para a próxima legislatura, Clebinho está como primeiro suplento do PSD.