Em MT, 13 projetos que atuam pela garantia de direitos de crianças e adolescentes recebem recursos para ações em 2021
Iniciativas de Cuiabá e Várzea Grande são realizadas conjuntamente por organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos públicos, escolas, postos de saúde e unidades de assistência social. Cada projeto deve receber até R$ 25 mi
Treze projetos de Cuiabá e Várzea Grande (MT) foram selecionados para receber até R$ 25 mil cada para fortalecer suas iniciativas voltadas à garantia de direitos das crianças e adolescentes durante o próximo ano. São ações desenvolvidas conjuntamente por organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos públicos, escolas, postos de saúde, unidades de assistência social, entre outros.
A seleção foi realizada pelo Edital Fundo do Fomento Redes de Territórios Educativos, promovido pelo Itaú Social. “Esse apoio busca valorizar a soma de esforços entre estado e sociedade civil organizada, por meio da atuação articulada, fundamental para promover o desenvolvimento social e reverter os níveis de desigualdade, especialmente no tocante aos direitos de crianças, adolescentes e jovens”, explica a gerente de fomento da instituição, Camila Feldberg.
Entre as iniciativas escolhidas em Cuiabá está o projeto “Reação Faixa Preta e Educação”, que será realizado coletivamente pelo Instituto Reação, Escola Municipal Firmo José Rodrigues, Conselho Tutelar e unidades de saúde da família. Com o objetivo de contribuir com a garantia do direito à educação, esporte e lazer, utilizará o judô como ferramenta de transformação social.
Já em Várzea Grande, um dos projetos selecionados é “Território do Conhecer e Reconhecer”, que contribuirá com a garantia do direito à saúde, com o objetivo de levar orientações sobre educação sexual, sexualidade e gravidez na adolescência. Também abordará sobre gestão das emoções com ênfase na relação familiar com adolescentes, jovens e seus familiares. Cerca de 710 pessoas serão atendidas.
Realizado pelo Itaú Social com implementação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, o programa Redes de Territórios Educativos tem por objetivo contribuir para o fortalecimento das OSCs na elaboração e implementação de estratégias de educação integral, criando laços de confiança e parceria entre os diferentes atores que operam no território.
Conheça as iniciativas selecionadas:
Cuiabá
Reação Faixa Preta e Educação
A Criança e o Meio Ambiente
Projeto Sonha Brasil
Resgatando Valores e Realizando Sonhos
Amigo da Criança e Adolescente 2021
Várzea Grande
Território do Conhecer e Reconhecer
Cuidar de Quem Cuida
Acreditar é Preciso Transformar é Possível “Fortalecendo a educação integral”
Expressões Culturais
Acolher para Amar
AdoleSER
Conexão Semente Brasil Atendimento com Ações Continuadas
Atendimento com ações continuadas