Mauro anuncia a troca do VLT por BRT

Após reunião com representantes das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, o  governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que decidiu abandonar a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para implantar o BRT (ônibus de trânsito rápido).

 

Mauro se baseou em dados do Executivo de que a obra é inviável e a tarifa também. Já que do VLT ficaria no valor de R$ 5,28 sendo que do BRT ficará em torno de R$ 3,04.

 

A conclusão do VLT seria de mais R$ 763 milhões, enquanto a alternativa ficaria em R$ 430 milhões com a implantação do BRT.

 

O número de passageiros do atual sistema e a velocidade do modal também seria reduzida. Atingiria 118 mil/dia a 21 km/h, enquanto o BRT seria de 155 mil passageiros por dia, a uma velocidade de 25 km/h. “Nos restou muito claro e muito objetivo, que por uma questão técnica, por uma questão econômica de curto prazo e por uma questão econômica de médio e longo prazo, a melhor solução para dar um fim nesse pesadelo é a mudança do modal de VLT para BRT", anunciou.

 

O governador disse que vai  iniciar imediatamente as ações para que possa acabar com essa obra parada e dar uma solução definitiva para a mobilidade urbana da cidade de Cuiabá.

“Nós gostaríamos de ter tomado essa decisão em 2019, mas não foi possível, porque percebemos que os problemas eram muito maiores do que prevíamos”, disse.

 

Obra parada

 

O modal bilionário está paralisado desde 2014 e já era alvo de oito ações judiciais e o Estado de Mato Grosso não tem mais acordo vigente com o consórcio. 



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