Projeto do BRT inclui arborização da Avenida do CPA e ciclovia
Agora que foi decidido que o modal será o BRT e a desistência do VLT, anunciado pelo governador Mauro Mendes(DEM) após reunião com representantes de Cuiabá e Várzea Grande, foi apresentando o projeto de como ficará a implantação e o benefício para as cidades onde hoje só existem trilhos abandonados,
Um dos benefícios será a implantação de um projeto de arborização na Avenida do CPA e ainda uma ciclovia.
De acordo com Mendes, será possível ainda a criação de um parque linear. No caso do VLT, isso seria impossível segundo os estudos do Governo.
Outra vantagem está nos custos. A conclusão do BRT é de R$ 333 milhões a menos que o VLT. O Veículo Leve sobre Trilhos precisaria de mais R$ 763 milhões para ser finalizado. Já o BRT, necessita apenas de R$ 430 milhões para ser implantado.
A tarifa, é outra vantagem do BRT deve ser de R$ 3,04, enquanto do VLT poderia chegar a R$ 5,28.
Ainda será possível transportar mais passageiros a uma velocidade muito maior que o VLT.