Cuiabá deve vacinar primeiro profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos

Seguindo a recomendação do  ministro da Saúde, Eduardo Pazuello com que Emanuel Pinheiro(MDB) conversou online, na manhã desta quinta-feira (14), a vacinação contra covid-19 deve começar pelos grupos prioritários, ou seja, os profissionais de saúde e os idosos acima de 60 anos.

“O ministro nos alertou para estar preparados para começarmos a vacinação na próxima quarta-feira, dia 20, para grupos determinados, como idosos acima de 60 anos, servidores da saúde, pessoas com deficiência e indígenas aldeados, o que não é o caso de Cuiabá”, explicou o prefeito.

Só falta agora a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso da Coronavac. A agência informou que irá divulgar sua decisão no domingo (17). Testes apontaram para 50,4% de eficiência do imunizante.

“Recebamos agora há pouco um documento do Ministério da Saúde pedindo para incluir os profissionais da Educação. Se nada mudar, estamos falando de um universo de 125 a 150 mil pessoas, que irão receber as duas doses da vacina”, declarou o gestor.

De acordo com Emanuel, está em processo de liberação no Brasil 8 milhões de vacinas. Seis milhões do Butantan e 2 milhões da Fiocruz (AstraZeneca). Após essa primeira fase, haveria uma distribuição de 30 milhões de doses em fevereiro, 40 milhões para março e assim por diante até toda a população ser imunizada.

O gestor relatou que Cuiabá está nos últimos preparativos para a campanha. Até segunda-feira (18), tudo estará pronto e será divulgado os pontos de vacina e como se dará a organização da vacinação. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL