7ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 1º de junho
O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, promove na próxima quinta-feira, dia 1º de junho, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, a partir das 12h30, na Câmara de Vereadores.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Manoel Delgado Junior, a conferência contará com a participação de servidores públicos, entidades e profissionais de assistência social e toda a sociedade. “A conferência é um espaço para debater ideias, formalizar propostas de interesse público, acompanhar ações da assistência social e muito mais. O objetivo é aproximar a sociedade civil das ações públicas e discutir a garantia dos direitos junto à população”.
O tema desta edição é “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. Serão trabalhados os eixos: Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2 - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e Eixo 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Bergamann, destacou que as conferências acontecem a cada dois anos e são um espaço de debate, análise e construção de propostas. “Esse encontro vai nos ajudar a construir novas propostas de trabalho na área de assistência social. Nessa conferência serão eleitos os delegados para participarem da etapa estadual, dessa forma, a população pode trazer propostas a nível de município, estado e país”.
Na programação estão palestras com o promotor Francisco Gomes de Souza Júnior e Andreia Maria da Cruz Oliveira Amorim.
Márcia ainda pontuou que o objetivo é fortalecer cada vez mais a Casa dos Conselhos e os conselhos municipais, para construir uma política de assistência social e avaliar o que está sendo feito juntamente com a sociedade civil.