Cidades da região Centro-Oeste se destacam na potência instalada de energia solar fotovoltaica
Cuiabá lidera o ranking das 10 cidades com maior potência instalada; Brasília, Goiânia, Campo Grande e Sorriso também estão na lista
As perspectivas para o setor de energia solar fotovoltaica são otimistas para o ano de 2021. O Brasil deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada, o que representa um crescimento de 68% em relação à potência registrada no final de 2020, de 7,46 GW. E a região Centro-Oeste tem cinco das dez cidades com as maiores potências instaladas: Cuiabá (MT) lidera a lista, com Brasília (DF) na sexta posição, Goiânia (GO) na sétima, Campo Grande (MS) na nona e Sorriso (MT) na décima. A potência instalada somada desses cinco municípios é de 175,8 MW.
Cuiabá tem 53 MW e é seguida de perto por Uberlândia (MG), com 50,9 MW. Na terceira posição do ranking de cidades está o Rio de Janeiro (RJ), com 46 MW. A sequência da lista tem Teresina (PI) com 41,4 MW, Fortaleza (CE) com 40,3 MW, Brasília (DF) com 36,3 MW, Goiânia (GO) com 35,8 MW, Belo Horizonte (MG) com 28,5 MW, Campo Grande (MS) com 26,3 MW e Sorriso (MT) com 24,4 MW. A posição geográfica da região Centro-Oeste favorece o uso da energia solar fotovoltaica.
A procura por energia solar no país cresce mês a mês, mesmo durante a pandemia de Covid-19, tanto para uso residencial quanto para uso comercial e serviços. Logo depois desses setores está o agronegócio, que tem uma atuação muito significativa na região Centro-Oeste.
De forma geral, o primeiro impulso para o investimento na fonte renovável de energia vem de fatores econômicos, com a redução na conta de luz, mas é seguido pela preocupação ambiental de usar uma fonte de energia que não agrida o meio ambiente. No caso do agronegócio, os sistemas de irrigação e as estufas costumam ser muito representativos nas contas de luz. E o setor dispõe ainda de linhas de crédito por bancos de fomento com foco na instalação da energia solar.
“Na região Centro-Oeste, estamos presentes em todos os estados com parceiros revendedores locais com projetos para todos os setores, além de unidades B2B em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul dando suporte para estes clientes de revenda que levam a solução aos clientes finais”, afirma Arthur Santini, diretor da Ecori Energia Solar.
Cases de sucesso
Um dos cases de destaque da Ecori Energia Solar na região é a usina solar fotovoltaica instalada com produtos da Ecori no telhado do prédio anexo ao edifício principal do Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A estrutura de 1.600 painéis fotovoltaicos, em uso desde outubro do ano passado, tem uma potência instalada de 528 kWp e gera, em média, 72 mil kWh/mês. Isso permite ao Ministério da Defesa reduzir sua conta de energia elétrica em 40% todos os meses.
Outro case de sucesso é o da instalação de energia solar fotovoltaica em 1.200 casas populares nas cidades de Pirenópolis, Alto Paraíso, Palmeiras e Caçu, no estado de Goiás. A iniciativa contribuiu para aliviar os custos de energia elétrica para uma população mais vulnerável, poupando recursos para uso em alimentação, educação, transporte, entre outras necessidades.
“Os exemplos em Goiás e no Distrito Federal, mais do que mostrar a força da região Centro-Oeste, reforçam como as aplicações da energia solar no mercado são muito variadas, de prédios governamentais a habitações sociais, tirando o estigma de que energia solar é coisa para ricos”, acrescenta Santini.
Sobre a Ecori Energia Solar
A Ecori Energia Solar foi fundada em 2010 na cidade de São José do Rio Preto (SP), onde está seu escritório central. Também tem escritórios e centros de distribuição em Santana de Parnaíba (SP), Itajaí (SC) e Recife (PE). Conta com uma rede de 29 unidades B2B pelo país. É pioneira no Brasil na mais avançada tecnologia em energia fotovoltaica, a MLPE, sistema formado por microinversores e inversores simplificados com otimizadores de potência. Trabalha diretamente com a importação e distribuição de equipamentos para o mercado de energia solar on-grid, atendendo exclusivamente revendedores, instaladores e integradores. As soluções da Ecori atendem tanto o mercado residencial quanto comercial, rural e industrial. www.ecori.com.br.