Semana de Enfermagem é realizada no Pronto-Socorro de Várzea Grande
O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande promove até o dia 02 de junho a Semana da Enfermagem em homenagem ao Dia do Enfermeiro (12) e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20), comemorados neste mês de maio. A abertura das atividades que incluem treinamentos, palestras e intercâmbio de conhecimento entre os profissionais que atuam no Pronto-Socorro de Várzea Grande e acadêmicos do curso de enfermagem, ocorreu nessa segunda-feira (29), com a presença dos secretários municipais de Saúde, Diógenes Marcondes, de Assuntos Estratégicos Jayme Veríssimo de Campos e de Governo César Alberto de Miranda.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria Administrativa do Pronto-Socorro Municipal, da Superintendência de Enfermagem e Coordenação de Enfermagem do Pronto-Socorro em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o Centro de Ensino Médico Técnico Mato-grossense (Cetem) e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) que realizarão as palestras e cursos.
“Esta série de atividades e palestras são voltadas para a qualificação e atualização dos profissionais da área de saúde visando oferecer uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário de Saúde Diógenes Marcondes, se referindo à importância dos profissionais da enfermagem na assistência em saúde dispensada aos pacientes. “A sensibilidade da enfermagem faz a diferença. Ao cuidar dos pacientes esses profissionais humanizam o atendimento, gestos que fazem a diferença no dia a dia. Espero que seja uma semana de aprendizado, atualização e também de reflexão para cada um sobre como está dedicando parte de sua vida para atender as pessoas”, pontuou o gestor ao parabenizar e elogiar os profissionais da enfermagem que atuam não só no Pronto-Socorro, mas em todas as unidades que integram a Atenção Básica, secundária e terciária da Saúde em Várzea Grande.
Diógenes observou também que a demanda de pacientes nas unidades do SUS em Várzea Grande têm aumentado de forma expressiva, principalmente no atual cenário econômico, onde muitas pessoas que tinham planos de saúde privados estão buscando atendimento na rede pública. “Para atendermos essa demanda crescente de pacientes temos que estar preparados, mas sem deixar de cumprir os protocolos e regras internas que precisam ser seguidas em qualquer unidade de saúde. A reforma do Pronto-Socorro e das policlínicas faz parte dessa preocupação em garantir a excelência na assistência em saúde prestada por nós. Isso melhora as condições não somente para quem é atendido, mas também para o trabalhador dessas unidades de saúde. Significa humanização para o trabalhador e para os usuários do SUS. A atual gestão trabalha para garantir o atendimento completo com exames, insumos, medicamentos e toda assistência técnica necessária aos pacientes que procuram o Pronto-Socorro Municipal ou qualquer outra unidade de saúde do nosso município”, ressaltou.
Representando a prefeita Lucimar Campos, o secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos, afirmou que, “mais do que promover a reforma geral da estrutura física do Pronto-Socorro, comprar equipamentos novos e garantir insumos e medicamentos, a atual gestão preza pela humanização e pelo bom atendimento para todo e qualquer paciente que procura serviços de saúde do Município. É louvável a iniciativa da Secretaria de Saúde em promover essa semana de capacitação para os profissionais que atendem o nosso povo. É assim que se faz quando está preocupado em garantir qualidade de atendimento aos pacientes. Quando é bem atendido o cidadão se sente tratado com dignidade. É assim que a prefeita Lucimar quer ver a população: bem atendida em uma cidade melhor e mais humana para se viver”, declarou o secretário.
A diretora de Humanização do Hospital e Pronto-Socorro, Jacqueline Bianchini Miliose, explica que a Semana de Enfermagem é voltada para a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem com atividades em todos os turnos (de manhã, tarde e noite). “São palestras ministradas por profissionais que trabalham no Pronto-Socorro e também parceiros para discorrer sobre cuidados e segurança com o paciente, entre outros temas. Todas as palestras estão voltadas para a qualidade do serviço de assistência prestado por nós aos pacientes. A proposta da coordenação de Enfermagem do Pronto-Socorro é continuar desenvolvendo essas ações de educação continuada, com palestras de capacitação, atualização sempre voltadas para a qualidade da assistência, e claro, para a qualidade de trabalho aos profissionais da saúde.”, observa.