Média de atendimentos diários aumenta 53% nos primeiros dias de março
A linha de frente da pandemia não está representada apenas pelas equipes de saúde em contato direto com o paciente. Os técnicos e especialistas que atuam na gestão do atendimento se desdobram para o enfretamento da crescente demanda. O Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá elevou sua média de atendimento diário em 53 por cento em março, com 415 pacientes atendidos em um só dia. Do dia primeiro ao dia 7 de março, foi registrada média de 350 atendimentos, enquanto em fevereiro a média por dia foi de 229 pacientes atendidos.
Pensar, planejar e imediatamente se adaptar às novas condições é um exercício constante. As adequações são feitas diariamente, com investimento de recursos humanos e estruturais. A primeira mudança importante foi a separação de pacientes sintomáticos de assintomáticos, na entrada do serviço.
De acordo com Rubens Carlos de Oliveira Jr., Diretor-presidente da Unimed Cuiabá, os boxes onde eram medicadas pessoas sem sintomas de Covid foram transformados em leitos de estabilização para pacientes sintomáticos. Há nove pacientes nesta condição, hoje.
Os dez leitos de estabilização do PA viraram leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com respiradores. “Estamos ainda, analisando mudar a Pediatria para o Espaço Cuidar (edifício ao lado do PA)”, explica o Diretor. O objetivo é separar o atendimento adulto do pediátrico.
Nossas equipes estão em constante análise do cenário e estudam iniciativas possíveis em todas as frentes de atendimento”, disse Rubens Carlos Jr.
“Esta guerra contra a pandemia começa com a batalha de cada um no seu próprio cuidado e da sua família. Na esfera assistencial, tanto trabalhadores quanto pacientes e familiares devem estar revestidos de muita paciência. As condições não são as ideais, mas sem dúvida o esforço e compromisso sim. Nosso empenho é sempre para garantir a qualidade do atendimento ao cliente Unimed.”, finalizou o Diretor Presidente.