Expectativa é que Cuiabá receba vacina da Pfizer
O deputado Emanuelzinho(PTB) está na luta para trazer a vacina BNT162b2 das farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que tem eficácia de 95% contra a Covid-19, mas é um grande desafio para as empresas que transportam o imunizante e para os gestores brasileiros porque deve ser ser mantida numa temperatura inferior a -70° C durante o transporte e armazenamento. Para isso, são necessários ultracongeladores, ou seja, geladeiras muito mais potentes capazes de suportar uma temperatura em torno de -80°C.
Aqui em Cuiabá, o Hospital Geral se apresentou dizendo que possui um freezer que mantém a baixíssima temperatura, necessária para conservar o imunizante até sua aplicação.
Agora o deputado enviou os documentos para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e espera nesta segunda, a resposta sobre a possibilidade ou não de Cuiabá receber doses dessa vacina que chega ao Brasil no dia 29, endereçada ao Ministério da Saúde.
A partir de então, o Governo Federal vai estabelecer os critérios de distribuição do imunizanate levando em conta as cidades brasileiras que têm freezers adequados para conservar o imunizante em temperaturas inferiores a -70° C.