Atendimento itinerante na zona rural de Cuiabá é destaque no programa apresentado por Drauzio Varella
As ações do Programa de Assistência Médica e Odontológica Rural (AMOR), da prefeitura de Cuiabá, que leva atendimento para moradores da zona rural, foram abordadas no Episódio Linha de Frente, do médico Dráuzio Varella, como sendo uma ferramenta importante de atendimento básico de saúde da população. O Programa AMOR foi implementado, em janeiro passado, pelo prefeito Emanuel Pinheiro e é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Dráuzio ressaltou que o programa de saúde na família é o caminho para servir de porta de entrada para resolver muitos problemas. “Eu penso assim. Poderíamos acabar com esse problema, de fazer muitas pessoas buscarem as unidades, assim, de casa em casa”, declarou.
Na Capital, a atenção e o cuidado com a população que vive nas comunidades é uma determinação da primeira-dama, Márcia Pinheiro. "Pautamos nossa gestão pelo nosso bem mais precioso, as pessoas. E como parte deste acolhimento, é necessário disponibilizar meios para atender a população que vive mais distante do centro da capital", disse a primeira-dama.
“Esse era um compromisso meu de campanha. De resgatar o programa. Mais de 10 mil cuiabanos precisam que a Prefeitura vá até eles. A gestão honra este compromisso. Sou um prefeito que se preocupa com gente, seja da cidade ou do campo. A nossa gestão promove mudanças em todos os segmentos na cidade, mas a Saúde é o nosso maior compromisso”, cita o prefeito Emanuel Pinheiro.
Uma das médicas que atua no Programa AMOR, Maria Elisa Duarte Nadaf, participou do programa e disse que se não fosse o atendimento disponibilizado, muitas pessoas não teriam condições de passar pelo atendimento, pois há comunidades com até 100 quilômetros distantes da capital.
“É um trabalho muito prazeroso porque é uma população que tinha muita dificuldade de acesso. Uma das regiões que atendo fica a 100 km de distância do centro da cidade, custo alto para se deslocar, o que ficaria inviável para muitos moradores”, enfatizou.
Ainda segundo a médica, durante a pandemia, o atendimento foi mantido para orientar a população da zona rural quanto aos cuidados de biossegurança e atualmente, a equipe de saúde tem levado a vacina contra a Covid-19 para os moradores. “Muito gratificante realizar a vacinação neste público. No começo, eu ficava emocionada e ainda fico. Isso é ciência. É o SUS chegando realmente na casa das pessoas. Quando a gente leva a vacinação, o sentimento é de alívio porque aquela família não vai precisar passar todo o desespero e todo o caos da pandemia”, destacou.
Ao todo, 17 comunidades são atendidas por duas equipes, que incluem médicos, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, técnico odontológico e motorista. Dentre as regiões beneficiadas pelo Programa está a Comunidade Coivaras, Comunidade Pequizeiro, Assentamento Gleba da Boa Sorte, Comunidade Gamaliel, Comunidade Conquista, Comunidade São Jerônimo, Comunidade Cinturão Verde e casas terapêuticas que atuam na recuperação de pessoas viciadas em álcool e drogas.
O Programa AMOR foi criado na gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, que governou a Capital entre os anos de entre 1975 e 1979, sendo o seu resgate um compromisso de campanha do prefeito Emanuel Pinheiro.
FOTO: PREFEITURA DE CUIABÁ