Justiça manda Kalil vacinar agentes e reeducandos em VG
O juiz Wladys Roberto Freire do Amaral, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública determinou que a Prefeitura de Várzea Grande vacine todos os detentos e agentes prisionais do município antes de continuar a imunização de pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários da Covid-19.
A decisão atinge o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas e do Centro de Ressocialização de Várzea Grande.
Várzea Grande já está vacinando pessoas de 35 a 59 anos sem comorbidade e, no sábado (10), abriu o pré-cadastro para vacinar as pessoas 30 a 34 anos sem comorbidade.
A determinação fixa o prazo de 5 dias para a vacinação dos agentes e reeducandos.
A decisão atende um mandado de segurança do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. O Núcleo alega que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, definiu os profissionais do sistema prisional e da população privada de liberdade como grupo prioritário para a vacinação.
Ainda classificou como “ilegal” a conduta da Prefeitura em abrir a vacinação para o público em geral, de 30 a 59 anos sem comorbidade, sem antes vacinar os agentes e os presos, que são considerados do grupo prioritário.
Outro lado
O secretário de Comunicação de Várzea Grande, Marcos Lemos, afirmou que o Município já vacinou todos os trabalhadores do sistema prisional.
Já com relação aos detentos, o secretário informou que todos serão vacinados com a garantia de que as doses disponibilizadas para eles serão reposta no próximo repasse, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização. A população carcerária de Várzea Grande é de 243 custodiados.
foto secom vg