1ª Corrida do Trabalhador é domingo
Confira como será esquema de segurança e bloqueio de ruas
Foi definido nesta quinta (8) o esquema de segurança para a 1ª Corrida Comunitária do Trabalhador, que acontece no próximo domingo (11), às 7 h., no bairro Três Barras, em Cuiabá. Serão empregados homens do 3º Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Militar de Trânsito e da ROTAM. Ao todo, haverá 50 pontos de bloqueios de ruas dentro do bairro.
A corrida foi tema de uma reunião entre o capitão Wellison Santos, do 3º Batalhão da PM, o representante do Batalhão de Trânsito, capitão Kleber, o coordenador de operação e fiscalização da Semob, Lucimar Martins Sobrinho, e o assessor da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Mato Grosso (NCST-MT) Sandro Abrão. A corrida é promovida pela NCST-MT e parceiros.
Em média devem ser empregados no evento 10 policiais, cinco viaturas e oito motoqueiros do Batalhão de Trânsito. A ROTAM estará apoiando no policiamento externo e imediações. “Teremos que fazer um planejamento estratégico com as informações que recebemos aqui e posteriormente ter a exata noção da quantidade”, comentou o capitão Wellison Santos.
De acordo com o capitão, regiões como a dos bairros Três Barras, Jardim Umuarama e Dr Fábio têm amplo policiamento e bons níveis de segurança. “Estamos num estágio bem controlado em termos de criminalidade. O policiamento está sendo bem desenvolvido na região e estamos tendo bastante participação da sociedade, em conjunto com o policiamento comunitário”, disse ele.
Bloqueios de ruas
A corrida percorrerá um trajeto de sete quilômetros dentro do bairro Três Barras, um percurso com grande fluxo de trânsito e muitos cruzamentos, o que tornará o trabalho de desvios das ruas mais complicado, explica Lucimar Sobrinho.
Serão 50 pontos de bloqueio dentro do bairro. Para isso, serão deslocados para estar atuando durante todo o trajeto 28 agentes de trânsito, dos quais 25 permanecerão em pontos fixos e três motociclistas, que farão o trabalho de orientação no percurso.
O trajeto, no interior do bairro, será interditado no dia da corrida às 6:30 e liberado após o último colocado passar pela linha de chegada. “Serão 50 pontos de bloqueio dentro do bairro. Além de o trânsito ser bem dinâmico, há muitas ruas, muitos cruzamentos”, explicou ele.
A Corrida Comunitária do Trabalhador é realizada pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT), Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESP-MT), Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso (FETRATUH), Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Mato Grosso. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Governo do Estado de Mato Grosso, Moda Verão, Moto Raça Cuiabana, Instituto Embeleze, Óticas Barão Mega Store, Claro HDTV, Polícia Militar, Grupo Gazeta de Comunicação, Corpo de Bombeiros e Associação dos Moradores do Bairro Três Barras.