Centro de Triagem da Covid-19 encerra as atividades hoje

O Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá, encerra as atividades nesta sexta-feira (15) por conta da redução dos casos de covid-19 e por ter aumentando o número de imunizados.

O local criado pela SES estava em funcionamento  há mais de um ano. O processo de desligamento da unidade teve início ainda em setembro passado, quando passou a funcionar somente às segundas, quartas e sextas-feiras.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT), o desligamento ocorre após a diminuição de casos, hospitalizações e óbitos por coronavírus em Mato Grosso. Instalado na Arena Pantanal, o Centro auxiliou a atenção básica da Baixada Cuiabana com testagem em massa, realização de exames e fornecimento de medicamentos após prescrição médica.

Na ocasião, a secretária estadual de Saúde em exercício, Kelluby de Oliveira, explicou que o Centro de Triagem é um serviço complementar do Estado, mas esse tipo de atendimento sempre foi atribuição dos municípios. “A partir de agora, seguiremos auxiliando os municípios de outras formas, pois houve tempo suficiente para que eles se estruturassem para atender toda a demanda”, frisou.

Após a desativação da unidade, a testagem e o atendimento primário da população deverão ser prestados pela atenção básica dos municípios, que é responsável pela execução destes serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados do Painel Covid-19 da Ses-MT, o Centro de Triagem já realizou 239.180 atendimentos. Os dados mais recentes mostram que até ontem (13), 41 mil pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, 140 mil tiveram o resultado negativo e 59 mil apresentaram quadro suspeito da doença.

Também foram realizadas 15 mil tomografias, distribuídos 99 mil kits Covid-19, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença. Até à tarde de terça-feira (12), Mato Grosso registrava 541.139 casos confirmados e 13.859 óbitos em decorrência do coronavírus. A taxa de ocupação estava em 31,15% para unidades de terapia intensiva (UTIs) e em 9% para enfermarias, ambos serviços para adulto.

 

foto secom mt

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS